Fórum reuniu instituições parceiras, fundamentais na viabilização da política de implementação das penas e medidas alternativas.
Ainda no evento, estiveram presentes as 121 instituições conveniadas e as quatro novas parceiras. A Rede Social de Apoio, formada por estas instituições, é fundamental na viabilização e consolidação da política de implementação das penas e medidas alternativas, já que podem disponibilizar os espaços e condições para a execução das sanções previstas em lei.
A primeira a apresentar dados no evento foi a juíza Telma Roessing, titular da VEMEPA. Ela realizou uma apresentação com dados acerca dos aspectos legais das medidas e penas alternativas.
Em seguida, apresentaram relatos de experiência representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social e do Abrigo Moacir Alves (AMA). Depois de um breve intervalo o evento promoveu a apresentação da equipe psicossocial da VEMEPA (realizada pelo assistente social Jaime Pires da Costa Junior e pela psicóloga Kelly Mayanne Oliveira de Figueiredo) e uma troca de experiências entre as instituições da rede social, que consistiu em um espaço aberto para sugestões e críticas para o aperfeiçoamento do trabalho.
Entre as autoridades presentes estavam a promotora Silvana Ramos Cavalcante e o juiz Gildo Carvalho, coordenador do Núcleo de Conciliação das Varas de Família.