Unidade responsável: Secretaria de Planejamento.
Fundamentação: Art. 6º, I, da Resolução CNJ nº 215/2015.
Período: sempre que houver nova publicação.
Planejamento Estratégico Institucional
Resolução nº 325/2020 do Conselho Nacional de Justiça?
Dispõe sobre a Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026 e dá outras providências.
Resolução n. 325, de 29 de junho de 2020.
O que é Planejamento Estratégico?
O Planejamento Estratégico é um processo de formulação de estratégias organizacionais no qual se busca a inserção da instituição e de sua missão no ambiente em que ela está atuando.
Essa ferramenta de gestão está relacionada aos objetivos estratégicos de médio e longo prazo que afetam a direção ou a viabilidade da instituição. Mas, aplicada isoladamente, é insuficiente, pois não se trabalha apenas com ações imediatas e operacionais: é preciso que, no processo de planejamento estratégico, sejam elaborados de maneira integrada e articulada todos os planos táticos e operacionais do Tribunal.
Quais os objetivos do Planejamento Estratégico?
Com o desenvolvimento de processos, técnicas, procedimentos administrativos, a organização tem uma análise da situação atual, facilitando a tomada de decisões futuras de modo mais rápido, coerente, eficaz e eficiente. Ele proporciona um direcionamento aos esforços que a organização desenvolverá para melhorar a qualidade dos seus serviços. O exercício sistemático do planejamento tende a reduzir a incerteza envolvida no processo decisório e, consequentemente, aumentar a probabilidade de alcance dos objetivos, desafios e metas estabelecidos para a organização. Contudo, é necessário que todas as pessoas da organização conheçam e assimilem seus elementos, para que possam internalizá-los e comunicá-los adequadamente.
Quais os benefícios do Planejamento Estratégico?
Entre os principais benefícios de um bom planejamento, estão:
- Identificação de áreas que exijam maior atenção, tendo em vista os resultados necessários e esperados;
- Estabelecimento de fluxo efetivo de informações, importante e adequado para o processo decisório;
- Facilidade na alocação de recursos na organização, especialmente os orçamentários;
- Criação de alternativas administrativas;
- Comportamento sinérgico e comprometimento das diversas unidades da organização;
- Transformação da organização reativa em organização proativa;
- Desenvolvimento de um processo descentralizado de decisão na organização;
- Obtenção de melhores resultados operacionais.
O que é o Plano Estratégico do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas?
Essa ferramenta de gestão está relacionada aos objetivos estratégicos de médio e longo prazo que afetam a direção ou a viabilidade da instituição. Mas, aplicada isoladamente, é insuficiente, pois não se trabalha apenas com ações imediatas e operacionais: é preciso que, no processo de planejamento estratégico, sejam elaborados de maneira integrada e articulada todos os planos táticos e operacionais do TJAM.
Importa ressaltar que o Planejamento Estratégico é um processo de formulação de estratégias organizacionais no qual se busca a inserção da instituição e de sua missão no ambiente em que ela está atuando.
Planejamento Estratégico institucional 2021-2026
Apresentação do Plano Estratégico 2021-2026
O Mapa Estratégico
O Mapa Estratégico é uma representação visual da estratégia da organização. O Mapa explicita os objetivos estratégicos, os macrodesafios, e como eles se articulam para levar ao cumprimento da Visão e da Missão do TJAM.
Salienta-se que o mapa elaborado seguiu a metodologia definida pelo Conselho Nacional de Justiça. No Mapa Estratégico a seguir estão dispostos todos os objetivos estratégicos definidos pelo TJAM, agrupados por tema, cada qual relacionado a uma perspectiva: Sociedade, Processos Internos, Aprendizado e Crescimento.
Aspectos importantes
- O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes. Portanto, aparece como um processo sistemático e constante de tomada de decisões, cujos efeitos e consequências deverão ocorrer em futuros períodos de tempo.
- O planejamento não é um ato isolado. Portanto, deve ser visualizado como um processo composto de ações interrelacionadas e interdependentes que visam ao alcance de objetivos previamente estabelecidos. Deve-se, também, considerar a necessidade de os objetivos serem viáveis com base na validade das hipóteses em que se baseiam.
- O processo de planejamento é muito mais importante que o seu resultado final. O resultado final do processo de planejamento, normalmente, é o plano estratégico, sendo que este deve ser desenvolvido “pela” organização e não “para” a organização. Se não for respeitado esse aspecto, têm-se planos inadequados para a organização, bem como níveis de resistência e de descrédito efetivos para sua implantação.