Em parceria com a Semmas, o Tribunal de Justiça do Amazonas vai começar pela sede o plantio de árvores como o Seringueira, Pau-Brasil e Pau Pretinho na área de estacionamento do edifício Arnoldo Peres.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) estarão lançando nesta quarta-feira (31) o projeto de Arborização das Áreas Externas dos Prédios do Judiciário Estadual, a partir das 8h30, no estacionamento da sede do Tribunal, na avenida André Araújo, Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus.
A intenção é levar conforto ambiental às áreas externas dos prédios do TJAM e do entorno, proporcionar sombreamento aos veículos, contribuir para amenizar a temperatura no local, melhorar a ventilação, dentre outros benefícios que a arborização proporciona, além de sensibilizar os servidores para a melhoria da qualidade de vida na cidade. O projeto inclui, neste lançamento, o plantio de 118 mudas de árvores de espécies nativas da Amazônia (Pau-Brasil, Pau Pretinho e Seringueira) na área externa da sede do Tribunal, incluindo estacionamento e entorno.
O projeto técnico e a execução ficaram sob responsabilidade do Departamento de Arborização e Paisagismo da Semmas, que procurou dar uma identidade amazônica à paisagem do local. "Essa é uma preocupação que a Semmas tem tido em todos os projetos de arborização urbana e de requalificação ambiental de prédios públicos na cidade de Manaus: dar uma identidade regional a uma arborização que, ao longo de muitos anos, recebeu espécies exóticas, não valorizando a nossa biodiversidade", explicou o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Dutra.
Ele ressaltou ainda a importância da iniciativa do presidente do TJAM, desembargador Ari Jorge Moutinho da Costa, de contribuir com a arborização, desenvolvendo este projeto nas dependências do órgão.
Somente este ano, a Semmas já distribuiu mais de 72 mil mudas, entre atendimentos a solicitações de instituições públicas e privadas, e entrega gratuita à população, nos pontos fixos de distribuição instalados nos parques Lagoa do Japiim, Parque dos Bilhares, Jardim Botânico, Parque do Mindu, Parque Nascentes do Mindu. As mudas são disponibilizadas também nas feiras de produtores rurais do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), Cassam e 1º Batalhão da Polícia Militar e na Cidade Nova. Dentro do trabalho de requalificação ambiental de prédios públicos, já foram realizados plantios nas sedes da Semasdh, Policlínica Avelino Pereira, Superintendência da Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Centro de Convivência da Família do Santo Antônio, Distrito das Micro e Pequenas Empresas do Tarumã, Hospital 28 de Agosto, Ulbra, entre outros.
O plantio das mudas nesta quarta-feira contará com as presenças do desembargador Ari Moutinho, do secretário de Meio Ambiente, Marcelo Dutra, do juiz auxiliar da presidência do TJAM, Adalberto Carim, que farão o plantio simbólico de mudas, e servidores do órgão.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Semmas
DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM
Telefones | TJAM: (092) 2129-6771 / 6772
Telefones | Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.