Servidores e magistrados do Judiciário estadual participaram, nesta quarta-feira (31), da palestra "A organização, o poder da sociedade civil unidade e desmatamento zero", no Plenário Desembargador Ataliba David Antônio (sede do TJAM). A atividade é promovida pela Comissão de Gestão Ambiental do órgão e abre o Ciclo de Palestras Ambientais deste ano, e foi ministrada pelos integrantes voluntários do Greenpeace no Amazonas, Fernando Cruz Costa Filho e Lorena Vasques Cabus.
Segundo o juiz Adalberto Carim Antonio, presidente da comissão, "a comissão retornou à ativa há pouco tempo e uma das coisas mais importantes, e o próprio Egrégio Conselho Nacional de Justiça assim nos diz, é trabalhar na conscientização do servidor do Judiciário, trabalhar no esclarecimento do usuário do Judiciário`.
O servidor Eduardo Antonio Soares Ribeiro, da 2ª Vara Cível, afirmou que a palestra lhe interessou porque considera que é preciso ter atenção máxima à questão do desmatamento. "Os vendavais, o ocorrido nesta semana e em outubro, demonstram como o clima está modificado e a destruição das barreiras de vento tem prejudicado a cidade que, além de crescer de forma desordenada, sofre com estes efeitos", disse.
Na opinião do juiz Roberto Hermidas de Aragão Filho, "a sociedade civil, em boa parte, ainda está alheia aos problemas ambientais, notadamente no que concerne às consequências do desmatamento. Torná-la cônscia de seus direitos e de que deve mobilizar-se de forma organizada para chegar a resultados concretos, constitui nobre e importante papel desempenhado pelos agentes do Greenpeace".
A organização está coletando assinaturas para a campanha Desmatamento Zero, para um projeto de lei de iniciativa popular que irá para o Congresso Nacional, para a qual é preciso a assinatura de 1% do eleitorado brasileiro (1,4 milhão), de acordo com o palestrante Fernando Cruz Costa Filho. "A gente quer mostrar a importância da preservação e do nosso trabalho à sociedade".
DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM
Telefones | TJAM: (092) 2129-6771 / 6772
Telefones | Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.