Essa é uma das ações da Comissão de Gestão Ambiental do TJAM, presidida pelo juiz auxiliar da Presidência, Adalberto Carim Antônio.
Os servidores, jurisdicionados e operadores do Direito que procuram ou trabalham nos Fóruns do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) na capital, a partir desta terça-feira (18), terão onde descartar garrafas PET e contribuir para a reciclagem desse tipo de material em Manaus. Essas embalagens plásticas poderão ser descartadas em coletores próprios instalados nos Fóruns Ministro Henoch Reis, Desembargador Mário Verçosa, Desembargador Azarias Menescal de Vasconcellos e Lúcio Fonte de Rezende.
Todos eles receberam, nesta manhã, coletores específicos para garrafas PET.
Segundo o juiz Adalberto Carim Antônio, presidente da Comissão de Gestão Ambiental do TJAM, a instituição descarta cerca de 10 mil garrafas PET/ano apenas com o consumo de água. Ele destaca que o Judiciário, assim como outras esferas do poder público, tem a responsabilidade de incentivar a atividade dos catadores, de acordo com o que é previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (instituída pela Lei nº 12.305/2010).
Carim ressaltou ainda que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recomendou aos Tribunais que criassem Comissões de Gestão Ambiental, em 2007, visando a diminuição do impacto sobre os recursos naturais. “Partindo dessa recomendação, entendemos que a ideia inicial seria dotar os prédios do Poder Judiciário de infraestrutura mínima, porém adequada, à coleta racional dos resíduos sólidos”, disse o juiz, complementando que postos de coletas voluntários também serão instalados neste primeiro trimestre do ano nos bairros de Manaus.
O magistrado explicou que esta ações como estas estimulam o comportamento de reaproveitamento e reciclagem do cidadão, valorizando também a figura do catador, que ajuda a diminuir a crise do aumento de lixo no mundo.
Giselle Campello | TJAM
Edição: Acyane do Valle
Fotos: Raphael Alves
DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM
Telefones | TJAM: (092) 2129-6771 / 6772
Telefones | Corregedoria: (092) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210