
No período de 15 a 17 de outubro, em Macapá/AP, foi realizada a primeira edição do Congresso CFF de Ciências Farmacêuticas com o tema “Saúde Global e Farmácia: integrando cuidado, sustentabilidade e inovação tecnológica”. O Congresso se propôs a reunir farmacêuticos, acadêmicos e profissionais da saúde em um espaço de debate, formação, ciência e conexões.
O farmacêutico do NATJUS/AM, André Vinycius Cunha, foi convidado para ministrar a palestra com o tema "Medicina Baseada em Evidências e a Judicialização: o papel do farmacêutico na produção de notas técnicas", onde foi abordado um panorama atual da judicialização, bem como apresentado o NatJus e o seu papel na judicialização da saúde. Além disso, também foi discutido o papel do farmacêutico na elaboração das notas técnicas, observando os critérios técnico-científicos utilizados para prestar a informação mais assertiva aos magistrados que solicitam as notas ao Núcleo, incluindo as bases de dados científicas e tipos de estudos com maior nível de evidência e qualidade de acordo com a Medicina Baseada em Evidências.
No evento, também foi apresentado o trabalho intitulado "Judicialização de medicamentos oncológicos no Amazonas (2024) e o papel do Núcleo de Apoio Técnico do Judiciário (NatJus)" no formato de pôster.







