O requerimento para a outorga da honraria de número 038/2015, foi apresentado pelo ex-vereador Antônio Alves de Lima.
O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Yêdo Simões de Oliveira, prestigiou na tarde desta segunda-feira (26), no plenário Francisco Maquiné de Souza, na Câmara Municipal de Iranduba, a sessão solene de outorga do título de Cidadão Benemérito ao ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva.
O requerimento para a outorga da honraria, que levou o número 038/ 2015, foi apresentado pelo ex-vereador Antônio Alves de Lima Filho, no dia 14 de setembro de 2015, tendo sido aprovado em plenário. Na época, o homenageado era secretário de Educação do Estado do Amazonas e devido à mudança de cargo e agenda de atividades, só agora foi possível fazer a entrega durante visita do ministro do Município.
A realização da sessão solene foi novamente requerida em 2018, por meio do ofício nº 001/ 2018, de 16 de abril.
Durante o evento, o vereador Pedro Paulo Castro de Almeida fez a entrega da placa de Cidadão Benemérito de Iranduba a Rossieli
O desembargador Yêdo Simões fez uso da palavra durante a cerimônia e destacou a importância de homenagear Rossieli Soares que esteve atento às demandas do Amazonas mesmo após deixar o cargo de secretário de Educação e assumir o de ministro, em Brasília. “A homenagem recebida hoje pelo ministro Rossieli Soares é merecida por conta das constantes ações voltadas para a Educação do Amazonas. Eu não poderia deixar de participar deste momento tão importante que reconhece o ministro não só como cidadão de Iranduba, mas como cidadão do Amazonas”, destacou o presidente.
O ministro da Educação agradeceu a homenagem e destacou a busca diária de viabilizar a educação às comunidades mais distantes do Brasil e do Amazonas. “Eu recebo essa homenagem com muita alegria porque é o reconhecimento de um trabalho desde a época que exercia o cargo de secretário de Educação do Amazonas. Espero poder continuar contribuindo com o povo do interior do nosso Amazonas”, afirmou.
Perfil
Rossieli Soares da Silva, 39 anos, é advogado e mestre em Gestão e Avaliação Educacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais. Exerceu o cargo de secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) desde maio de 2016.
Participou ativamente da reformulação do Novo Ensino Médio, sancionada em fevereiro de 2017, e das discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular da educação infantil e do ensino fundamental, homologada pelo ministro da Educação em dezembro de 2017, bem como da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, que será discutida no CNE. Vem atuando em importantes destaques das políticas públicas para a educação básica, como a alfabetização, formação de professores e fomento à educação integral.
Foi secretário de Estado de Educação do Governo do Amazonas e presidente do Conselho Estadual de Educação do Amazonas de agosto de 2012 até maio de 2016, quando o estado obteve o maior crescimento nos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), comparativamente às demais unidades da federação. Nesse período, o Amazonas teve o maior crescimento no Pisa, saindo da 23ª posição, em 2012, para o 11º lugar, em 2015, registrando um crescimento de 23,3 na média geral. Das 27 unidades da federação, no comparativo da média geral entre 2012 e 2015, 13 cresceram e 14 diminuíram suas pontuações no Pisa. Também nesse período o Amazonas atingiu o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Entre as redes estaduais de ensino, o Amazonas foi o estado que teve o maior crescimento no ensino médio, segundo o Ideb 2015. Entre as redes estaduais de ensino, Amazonas e Pernambuco foram os únicos estados que cresceram em todas as etapas educacionais no Ideb 2015 – anos iniciais e finais do ensino fundamental e no ensino médio. Com perfil inovador, Rossieli idealizou e inaugurou a primeira escola pública bilingue português/japonês do Brasil, que faz parte da rede estadual de educação do Amazonas - a escola professor Djalma da Cunha Batista.
Foi vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), de 2015 a 2016, quando coordenou os Grupos de Trabalho do Ensino Médio e de Tecnologias. Foi secretário executivo de Gestão da Secretaria de Estado de Educação Governo do Amazonas, de 2011 a 2012, acumulando a função de diretor de Infraestrutura, na mesma instituição. Ingressou na Secretaria de Estado de Educação do Governo do Amazonas como diretor de Planejamento, cargo que exerceu de 2008 a 2010.
Rossieli Soares nasceu em Santiago, no Rio Grande do Sul, é casado e tem um filho.
Fábio Melo
Fotos: Daniel D`Araújo e Divulgação
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209