No âmbito do TJAM, o programa acompanha 48 adolescentes provenientes de diversas instituições de acolhimento em Manaus.
A coordenadora da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Joana dos Santos Meirelles, concedeu entrevista à TV Justiça com o objetivo de reforçar e divulgar o "Programa Novos Caminhos", criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), iniciativa voltada a viabilizar e oferecer oportunidades a adolescentes e jovens em situação de acolhimento. Desde 2023, o Tribunal de Justiça do Amazonas é um dos tribunais parceiros do programa nacional.
Durante a entrevista, a coordenadora destacou a importância do programa na vida desses adolescentes e jovens, ressaltando que a iniciativa busca garantir igualdade de oportunidades, como o acesso ao ensino superior e a inserção no mercado de trabalho, possibilitando a construção de um futuro com mais dignidade e autonomia. Ela também enfatizou que o plano é ampliar o programa para os municípios de Manacapuru e Iranduba.
A matéria jornalística sobre o tema que será veiculada pela TV Justiça contará, ainda, com a participação de uma jovem que já viveu em instituição de acolhimento e que integrou o "Programa Novos Caminhos". Em seu depoimento, ela relatou sua experiência e destacou como a iniciativa contribuiu diretamente para seu ingresso no mercado de trabalho e para a construção de novas perspectivas de vida.
Atualmente, no âmbito do TJAM, o programa acompanha 48 adolescentes provenientes de diversas instituições de acolhimento em Manaus e já possibilitou a inserção de 10 jovens no mercado de trabalho, como jovens aprendizes ou no primeiro emprego, além da capacitação de 20 jovens em empreendedorismo e da realização de cursos de 60 horas em temas essenciais, como Redação e Atendimento ao Cliente, para 19 adolescentes.
No Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), o PNC foi instituído como política institucional do Poder Judiciário amazonense no trato das questões afetas à infância e à juventude, por meio da Resolução n.º 67, de 5 de dezembro de 2023. O TJAM também já implementou o programa com o Módulo Manaus, operando sob o Acordo de Cooperação Técnica n.º 02/2023.
Cassiane Pedroso - estagiária
Sob supervisão de Acyane do Valle
Foto:







