Na manhã desta quarta-feira, a Comissão do Concurso e representantes da Fundação Getúlio Vargas, realizadora do certame, promoveram a sessão pública de abertura da prova oral e o sorteio da ordem de arguição dos 52 candidados habilitados que compareceram para esta fase de avaliação.

A Comissão Organizadora do Concurso Público para Ingresso na Magistratura do Tribunal de Justiça do Amazonas e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) realizaram na manhã desta quarta-feira (17/12), no Plenário Desembargador Ataliba David Antônio - no Edifício-Sede do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, em Manaus, a sessão pública de abertura da Prova Oral do certame. O concurso foi lançado pelo Edital n.º 01/2024-TJAM e se destina ao provimento de 26 vagas e formação de cadastro reserva.
Na abertura da sessão - que contou com a participação de 52 dos candidatos habilitados para esta fase -, os candidatos foram recepcionados pelo presidente do TJAM e da Comissão do Concurso, desembargador Jomar Fernandes, e pelos demais membros da comissão e da FGV, instituição responsável pela realização do certame.
Logo em seguida, sob a condução do juiz de direito Flávio Henrique Albuquerque de Freitas, membro da Comissão organizadora do certame, aconteceu o sorteio da ordem de arguição dos candidatos e o sorteio de ponto (tema/disciplina específico do conteúdo programático) para os candidatos que serão arguidos na quinta-feira (18/12), no turno da manhã. Ainda nesta quarta, às 14h, será realizado o sorteio de ponto para os candidatos que serão arguidos na quinta no turno da tarde.
As arguições orais serão realizadas entre quinta-feira e sábado (18 a 20/12), no auditório do Centro Administrativo Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à Sede do TJAM, no Aleixo, com os trabalhos iniciando pela manhã, a partir das 8h, e à tarde, a partir das 14h.
Os candidatos que se submeterão à arguição oral deverão comparecer para o credenciamento munidos de documento de identidade oficial com foto. Aqueles agendados para às 8h deverão comparecer às 7h, e aqueles agendados para às 14h deverão comparecer às 13h.
Conforme comunicado divulgado pela Comissão do Concurso no dia 5 deste mês, a compõem a Banca Examinadora para a Prova Oral: Dr.ª Maria da Graça Giulietta Cardoso de Carvalho; Dr. Rafael Vinheiro Monteiro Barbosa; Dr. Aldemiro Rezende Dantas Júnior; Dr. Rodrigo Reis Ribeiro Bastos; Dr.ª Naira Neila de Oliveira Norte.
Recepção
Ao recepcionar os candidatos do concurso para juiz do TJAM, o desembargador Jomar Fernandes desejou êxito a todos, nesta que é a última etapa de provas do certame.
“O Tribunal de Justiça do Amazonas finalmente chega à última etapa do concurso, que são as provas orais. Temos 52 candidatos habilitados a serem sabatinados pela Comissão constituída pelo Poder Judiciário juntamente com a Fundação Getúluio Vargas. Esses candidatos, após longo período e depois de terem sido aprovados nas etapas anteriores, agora vão ser submetidos a questionamentos onde poderemos avaliar suas aptidões, capacidades técnicas e de argumentação. E fundamentalmente aptidão para serem juízes. Os saudei e disse que todos são muito bem-vindos e já os tratei até como colegas, pois meu desejo é que todos sejam aprovados”, comentou o presidente do TJAM.
Vitoriosos
O juiz Flávio Henrique Albuquerque de Freitas comentou que os candidatos já são vitoriosos em chegar a esta etapa do concurso e que o Tribunal está de portas abertas para eles.
“Um concurso é uma maratona, e toda maratona leva à exaustão. Você fica mentalmente e fisicamente desgastado, o que é natural realmente porque você está buscando seus sonhos. Quem se submete ao concurso tem como objetivo e sonho de ser aprovado e assumir a magistratura. Aqui no estado, de fato, além de precisarmos muito de juízes, principalmente no nosso interior que tem uma geografia e uma realidade social totalmente diferente de todas as regiões do País, de acesso e infraestrutura. Esses candidatos são todos vitoriosos e chegar à essa fase é uma vitória. Me reporto, aqui, há 20 anos quando me submeti ao concurso. O Tribunal está de portas abertas, esperando para acolhê-los como magistrados porque a sociedade vai precisar deles. Que todos sejam bem-vindos e que o concurso entregue aos candidatos o sonho, mas muito mais que isso: entregue à sociedade amazonense profissionais comprometidos com a jurisdição”, disse o magistrado.
Expectativa
Os candidatos que vão participar da fase final do concurso falaram que a expectativa é grande após todo sacrifício, estudo e dedicação.
“Este é um momento extremamente feliz em toda a minha trajetória. Um momento em que vemos tudo acontecendo, o nosso esforço rendendo frutos e, sobretudo, é um momento de muita honra em estar diante deste Tribunal, tão importante, que possui uma participação junto à vida da sociedade espetacular. Um Tribunal que está de fato com as portas abertas para servir. E é uma honra estar aqui e poder ter a oportunidade de servir ao Tribunal. Espero que tudo corra bem pra todos nós e que possamos alcançar a aprovação e servir, que é isso que um juiz faz: ser um serviente democrático”, afirmou Maria Eduarda Felipelli Facca, 31, que veio de Jundiaí (SP) para participar da fase oral.
Natural do Rio de Janeiro, o candidato Rodrigo Santos, de 42 anos, comentou que este momento é um ápice na sua vida. “Já sou servidor público há 13 anos e considero a magistratura como um ápice, sempre foi um sonho meu, com muita dedicação, e é um prazer estar aqui no estado do Amazonas. Parte da minha família é daqui, então, me sinto como voltando pra casa. Minha expectativa é de servir o jurisdicionado e que dê tudo certo no concurso e com a aprovação”, disse ele.
Cronograma
A publicação do resultado definitivo da Prova Oral e a publicação do resultado preliminar da Avaliação de Títulos estão previstas para dia 30/12, conforme o cronograma.
O prazo para a interposição de recursos contra o Resultado da Avaliação de Títulos está prevista para o período de 2/1 a 5/1 do próximo ano.
A publicação do Resultado definitivo da Avaliação de Títulos acontecerá dia 27 de janeiro.
O cronograma poderá sofrer alterações, e eventuais ajustes serão informados. É de responsabilidade dos candidatos o acompanhamento de todas as publicações realizadas na página do concurso, inclusive as eventuais atualizações desse cronograma.
Outras informações podem ser obtidas na página de acompanhamento do concurso, no link https://conhecimento.fgv.br/concursos/tjam24 .
Paulo André Nunes
Fotos: Chico Batata
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660 | 2129-6771













