Na terça-feira (4/11) será conhecido o vencedor do concurso deste ano.
A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) realizou na sexta-feira (31/10), a fase semifinal do “VII Júri Simulado - Procurador de Justiça João Bosco Sá Valente”. No primeiro embate entre as equipes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Faculdade Boas Novas, os alunos do curso de Direito da instituição federal sagraram-se vitoriosos. Na parte da tarde, a equipe da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) conquistou a segunda vaga de finalista, ganhando o embate com a da Uniniltonlins. As duas instituições vitoriosas competirão pelo primeiro e segundo lugares na tarde de terça-feira, 4 de novembro. Terceiro e quarto lugares serão conhecidos na manhã do mesmo dia.
Álvaro de Sousa Aranha, acadêmico do 8.º período do curso de Direito da Ufam, falou da emoção de conquistar uma vaga na final do evento.
“A respeito do júri de hoje, nós encontramos uma equipe muito técnica e muito potente na sua sustentação, mas a UFAM vem cada vez mais evoluindo, principalmente pelos estudos na oficina do Júri Simulado, Nasser Abrahim Nasser Netto, que forma novos tribunos com renome e vão se aprimorando, buscando cada vez mais técnicas, e acima de tudo, convencer, emocionar, porque júri é vida, Direito é vida. Então, o júri de hoje demonstra que essa é uma realidade, não é apenas um simulado. Estamos na preparação, no caminho correto para galgar o caminho que o Direito nos permite. Estamos muito felizes hoje com esse júri e com esse embate que foi fenomenal”, disse Aranha.
Jória Calini do Rego Martiniano, da equipe da UEA, declarou ao final da disputa que levou a instituição estadual à final do evento: “bom, chegar numa final já é um sentimento muito gratificante. Nós nos esforçamos muito para estarmos aqui, caímos nesse terceiro júri num polo muito desfavorável, mas demos o nosso melhor e estamos muito confiantes para a final, uma final bastante esperada, UEA e Ufam. Estamos animados e vamos nos preparar bastante, com certeza, para apresentar um alto grau técnico aqui na final”.
A juíza Maria da Graça Cardoso, que presidiu o embate da manhã, se declarou uma entusiasta do Juri Simulado.
“O evento foi fantástico. É sempre muito gratificante poder contribuir aqui com os eventos, os cursos da ESMAM. E, nesse caso em específico, como eu tive a oportunidade de falar logo no início, é um projeto que, ao mesmo tempo que fomenta o aprendizado, aproxima a academia da realidade forense em um procedimento, o Tribunal do Júri, que é marcado por ser um dos momentos de participação efetiva do cidadão no Estado Democrático de Direito, em que a decisão de casos de altíssima complexidade, crimes dolosos contra a vida, são colocadas nas mãos de cidadãos. Então, eu acho que vale a pena cada vez mais fomentar eventos dessa natureza e fico muito feliz em participar sempre”.
Texto: Ramiro Neto
Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini
Fotos: Ramiro Neto, Harlem Ferreira e Michely Rathge
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefone: (92) 98807-6760





				




