A 96.ª edição do ENCOGE, assim como o 8.º Fórum Fundiário Nacional, ocorrem nesta semana na cidade do Rio de Janeiro-RJ.
 Uma comitiva representativa da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM) participou, nesta quarta-feira (29/10), da solenidade de abertura do 96.º Encontro Nacional de Corregedoras e Corregedores da JustiA8Qça do Brasil (ENCOGE).
Uma comitiva representativa da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM) participou, nesta quarta-feira (29/10), da solenidade de abertura do 96.º Encontro Nacional de Corregedoras e Corregedores da JustiA8Qça do Brasil (ENCOGE).
A 96.ª edição do ENCOGE, assim como o 8.º Fórum Fundiário Nacional, ocorrem nesta semana na cidade do Rio de Janeiro-RJ.
A programação reúne representantes das Corregedorias-Gerais de Justiça do País para debater desafios comuns, compartilhar boas práticas e construir estratégias de atuação unificada.
A abertura do ENCOGE ocorreu no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e teve a conferência inicial – com o tema “Integridade e Independência da Magistratura” – proferida pelo Vice-Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ministro Luis Felipe Salomão.
Na ocasião, a CGJ-AM esteve representada pelo juiz-corregedor auxiliar, Roberto Santos Taketomi; pelo secretário-geral da CGJ-AM, Luís Felipe de Araújo Flôr; pela Chefe de Gabinete da CGJ-AM, Maria Tereza Botinelly Martins Ribeiro; pela assessora do Gabinete do Corregedor-Geral de Justiça do Amazonas, Anna Victoria de Freitas Sobreira; pelo secretário do Núcleo de Governança Fundiária e Sustentabilidade, Leonardo Ituassu; pela assessora do juiz-corregedor auxiliar, Juliana Moreira Alves; e pela diretora da Divisão de Correição da CGJ-AM, Adriana de Almeida Brito.
Destaque
Conforme a programação oficial do evento, o novo sistema informatizado de correições, implantado neste ano pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM) será apresentado, na quinta-feira (30/10), como boa-prática, pelo juiz-corregedor auxiliar da CGJ-AM, Roberto Santos Taketomi, durante a Oficina Colaborativa do Eixo Judicial no evento.
O sistema da CGJ-AM foi implantado no último mês de julho e, em plena atividade, tem permitido que as varas judiciárias que figuram no calendário de correições ordinárias tenham seus desempenhos atestados em duas etapas (compreendendo o espaço de um ano): com a primeira destas etapas focando nas diligências próprias das correições e nas exigências para o “Prêmio CNJ de Qualidade” e a segunda etapa – seis meses depois – sendo avaliados os indicadores relacionados às metas nacionais definidas pelo CNJ.
A ferramenta reduz o tempo de realização e conclusão das correições e possibilita que as próprias unidades judiciárias correicionadas monitorem seus desempenhos, constituindo um elemento facilitador para que as Varas consigam atingir as Metas de eficiência estipuladas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Oficinas
No decorrer do evento, a comitiva da CGJ-AM acompanhará as oficinas programadas, que trazem como temas: “Projeto Juiz em Foco – primeiros passos”; “Fluxos de funcionamento do Programa de Proteção às Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM-SC)”; “Vara Estadual de Organizações Criminosas do TJSC e Juízo de Garantias”; “Modelo regionalizado dos juízes das garantias”; “Matriz de Complexidade Processual”; “Desafios e caminhos da Unidade de Cumprimento, Atendimento e Apoio (UNICAA): a estratégia das unidades virtuais de serviços compartilhados”; “Projeto Protesto on-line”; “Regularização Fundiária da Fazenda Nacional de Santa Cruz”; “Sistema SIG-EX e GPEX – Guia Procedimental e Projeto Cartório 60+”; “Provimento CNJ 195/2025 e seus Impactos na Regularização Fundiária”; “Desafios do Registro dos Imóveis da União nos terrenos da Marinha”; “Presença física do notário/registrador na serventia extrajudicial e subdelegação de atividades”; “Extrajudicialização dos procedimentos notariais e registrais e práticas inovadoras”; e “Experiência do Piauí em Guaribas: Integração de Dados Fundiários, Registro Público e Cadastro Ambiental Rural”.
#PraTodosVerem: Comitiva da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM) que participa do evento. Da esquerda para a direita: Maria Tereza Botinelly Martins Ribeiro (Chefe de Gabinete da CGJ-AM); Juliana Moreira Alves (assessora do juiz-corregedor auxiliar), Adriana de Almeida Brito (diretora da Divisão de Correição da CGJ-AM), Magistrado Roberto Santos Taketomi (Juiz-Corregedor auxiliar da CGJ-AM), Luís Felipe de Araújo Flôr (secretário-geral da CGJ-AM), Leonardo Ituassu (secretário do Núcleo de Governança Fundiária e Sustentabilidade) e Anna Victoria de Freitas Sobreira (assessora do Gabinete do Corregedor-Geral de Justiça do Amazonas).
Texto: Afonso Júnior
Foto: Acervo CGJ/TJAM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660 | 2129-6771





 
				


