Dentre várias pautas, a reunião debateu a criação da “Rede Colaborativa de Corregedorias do Norte e Nordeste”, com o objetivo de propor soluções conjuntas para questões comuns.
O juiz-corregedor auxiliar, Roberto Santos Taketomi, representou oficialmente, nesta semana, a Corregedoria-geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM) na “Reunião de Corregedoras e Corregedores das Regiões Norte e Nordeste”, realizada na Escola Judicial de Pernambuco (EMAPE), em Recife.
O encontro tratou de temas específicos das regiões Norte e Nordeste que entrarão na pauta do 96.º Encontro do Colégio de Corregedoras e Corregedores da Justiça do Brasil (96.º ENCOGE) e do 8.º Fórum Fundiário Nacional. Ambos os eventos ocorrerão simultaneamente na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 29 e 30 de outubro deste ano, sob a organização do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), por meio da Corregedoria-Geral da Justiça daquela unidade federativa.
Na oportunidade, também foram discutidas ações de combate às demandas abusivas; convênios com os tribunais; e a criação da “Rede Colaborativa de Corregedorias do Norte e Nordeste”, com o objetivo de propor soluções conjuntas para questões comuns, tais como ações de registro civil itinerante em cidades limítrofes e cumprimento de cartas precatórias. A reunião também propôs um debate sobre os efeitos da Reforma Administrativa na magistratura.
O encontro tratou, ainda, da competência delegada em questões previdenciárias; da normatização da residência dos juízes em suas comarcas; do teletrabalho; e dos impactos da Reforma Tributária no Judiciário.
Além do juiz-corregedor auxiliar, Roberto Santos Taketomi, participaram da reunião a diretora da Divisão de Correições da CGJ-AM, Adriana de Almeida Brito, e o assessor de gabinete do juiz-corregedor auxiliar, Julio Antonio de Jorge Lopes Filho.
#PraTodosVerem: Na imagem principal que ilustra a matéria, registro fotográfico no qual o juiz-corregedor auxiliar, Roberto Santos Taketomi aparece em destaque. O magistrado, conforme a imagem, participa da “Reunião de Corregedoras e Corregedores das Regiões Norte e Nordeste”. O juiz Roberto Santos Taketomi veste, na ocasião, blazer na cor cinza, camisa na cor branca e gravata na cor azul-marinho. O magistrado, na ocasião do registro, está sentando tendo à frente uma mesa de madeira em tonalidade bege. Sobre a mesa constam: a bandeira do Amazonas, em um pequeno mastro de madeira; uma sacola na cor branca (com o material institucional do evento) e um prisma de mesa, com a descrição “Estado do Amazonas”.
Vanessa Brito
Fotos: Acervo