A Iniciativa reconheceu o trabalho de magistrados e servidores que se destacaram na celeridade e efetividade processual; resultado coloca o Tribunal na disputa pelo selo “Amigo da Pessoa Idosa” do CNJ.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) premiou, na manhã desta sexta-feira (12/9), as unidades judiciais que obtiveram o melhor desempenho durante a Semana de Atenção à Pessoa Idosa, promovida no início de agosto deste ano e que mobilizou magistrados e servidores da capital e interior para o andamento e julgamento de processos envolvendo pessoas com mais de 60 anos. Em cinco dias de mutirão – entre 4 e 8 de agosto – foram proferidas mais de 12 mil decisões judiciais em ações com esse público.
A cerimônia, realizada informalmente na sala de reunião da Presidência da Corte, em Manaus, marcou o reconhecimento ao trabalho de magistrados e servidores. A iniciativa, coordenada pelo Comitê de Acompanhamento da Política Judiciária de Atenção à Pessoa Idosa, presidido pela desembargadora Lia Maria Guedes de Freitas, premiou os destaques nas categorias Interior, Segundo Grau, Jurisdição Cível, Criminal e Especial.
O presidente do TJAM, desembargador Jomar Fernandes, ressaltou a relevância da ação e a dedicação das equipes. “Esse mutirão demonstra o quanto o nosso Judiciário pode avançar quando se une em torno de uma causa. As unidades premiadas hoje são exemplo de comprometimento e de sensibilidade no atendimento às pessoas idosas, que merecem prioridade e respeito em suas demandas”, destacou o presidente.
A desembargadora Lia Maria de Freitas, que preside o Comitê, agradeceu o empenho dos magistrados e servidores, bem como o apoio da Presidência. “Os resultados foram excelentes e, graças a esse trabalho conjunto, o TJAM está concorrendo à premiação de ‘Tribunal Amigo da Pessoa Idosa’, do Conselho Nacional de Justiça”, comentou.
Segundo a desembargadora, outro avanço importante resultante da iniciativa foi a criação de um canal de comunicação específico com a Ouvidoria do Tribunal e a Corregedoria-Geral de Justiça, voltado ao atendimento da pessoa idosa, que tem a proposta de facilitar o acesso desse público ao Judiciário e ampliar a escuta qualificada de suas demandas.
Premiados
O desembargador Yedo Simões, que recebeu a premiação pela Segunda Câmara Cível do TJAM, primeira colocada entre as unidades de 2.º Grau, destacou a evolução do Judiciário amazonense, lembrando de quando os processos ainda eram físicos e das dificuldades enfrentadas, especialmente no interior. E que, com a transformação digital e o empenho dos profissionais, a Justiça do Amazonas mostra que é muito produtiva e que entrega resultados importantes ao cidadão.
A desembargadora Lia Guedes também fez um agradecimento especial ao juiz Luís Cláudio Cabral Chaves, responsável pela coordenação das audiências, em regime de mutirão e em parceria com alunos da Faculdade de Direito de Parintins, nesta Comarca, cujo 1.º Juizado Especial conquistou a primeira colocação entre as unidades do interior.
Durante a Semana de Atenção à Pessoa Idosa no TJAM foram realizadas 1.800 audiências nas unidades da capital e do interior. Além das audiências, foram realizadas outras movimentações nos processos, sendo proferidas 10.257 sentenças e decisões diversas em 1.º grau (7.047 na capital e 3.210 no interior); no 2.º grau, foram 2.410 acórdãos e demais decisões. Ao todo, foram 12.667 decisões no 1.º e 2.º graus do TJAM.
Unidades premiadas
Interior
• 1.º lugar: 1.º Juizado Especial da Comarca de Parintins
• 2.º lugar: 1.º Juizado Especial da Comarca de Humaitá
• 3.º lugar: Vara Única da Comarca de Nova Olinda do Norte
Segundo Grau
• 1.º lugar: Segunda Câmara Cível
• 2.º lugar: Primeira Câmara Cível
• 3.º lugar: Terceira Câmara Cível
Capital – Jurisdição Cível
• 1.º lugar: Vara de Órfãos e Sucessões
• 2.º lugar: 12.ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho
• 3.º lugar: 4.ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho
Capital – Jurisdição Criminal
• 1.º lugar: 11.ª Vara Criminal
• 2.º lugar: 9.ª Vara Criminal
• 3.º lugar: 1.ª Vara Criminal
Capital – Jurisdição Especial
• 1.º lugar: 18.º Juizado Especial Cível
• 2.º lugar: 2.º Juizado Especial Criminal
• 3.º lugar: 14.º Juizado Especial Cível
Confira o álbum de fotos da solenidade:
https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720328973365
texto: Acyane do Valle | TJAM
Fotos: Chico Batata
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660 | 2129-6771