A atividade contou com a presença de representantes de diversas áreas da advocacia, como direito eleitoral, penal, indígena, LGPD, e membros de comissões da OAB, incluindo a Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero.
A 10.ª Vara Criminal da Comarca de Manaus promoveu, na última semana, reunião institucional com promotores de Justiça, defensores públicos, advogados e servidores que atuam na unidade judiciária. O evento, um café da manhã oferecido na sexta-feira (01/08), faz parte de uma proposta de gestão participativa do juiz titular, Áldrin Henrique de Castro Rodrigues, que visa fortalecer o diálogo com os operadores do Direito e promover a transparência da atividade judicial.
O juiz titular elogiou a atuação dos demais magistrados que auxiliaram na força-tarefa, dos operadores do Direito que atuam perante a 10.ª Vara Criminal e dos servidores lotados na unidade, sem os quais não seria possível alcançar todas as metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça.
Durante o encontro, também foram apresentados os resultados das atividades realizadas pela 10.ª Vara Criminal no cumprimento das Metas 1, 2 e 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tratam, respectivamente, do julgamento de processos mais antigos; da celeridade no julgamento de casos de réus presos; e do aumento da produtividade nas varas criminais comuns.
De acordo com o magistrado, além de apresentar os resultados, é importante ouvir e dialogar com todos os que atuam na estrutura da 10.ª Criminal sobre o funcionamento do gabinete, a tramitação dos processos e os principais desafios enfrentados. Assim, é possível melhorar para ações futuras.
“A Justiça moderna se apresenta com um perfil que vai além da função de julgar processos. Compreende-se que a gestão de processos e de pessoas deve ser realizada com eficiência, transparência e diálogo — fundamental para oferecer uma prestação jurisdicional mais célere, acessível e humana. Nosso compromisso é com o jurisdicionado e com a sociedade, que esperam — com razão — um Judiciário resolutivo, próximo e comprometido com resultados concretos. Por isso, criar espaços de escuta, como este encontro, fortalece a confiança nas instituições e nos ajuda a evoluir continuamente em nossa missão”, destacou o juiz Áldrin Rodrigues.
A proposta da 10.ª Vara Criminal é tornar esse evento anual, institucionalizando um espaço de escuta, diálogo e prestação de contas com os profissionais do Direito.
A atividade contou com a presença de representantes de diversas áreas da advocacia, como direito eleitoral, penal, indígena, LGPD, e membros de comissões da OAB, incluindo a Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero. Os participantes destacaram a importância da aproximação entre a magistratura e a advocacia.
Para o advogado Ismael Munduruku, a iniciativa simboliza um novo modelo de atuação judicial. “O doutor Áldrin é um juiz além do seu tempo, que tem protagonizado diversas iniciativas relevantes para o Judiciário amazonense”, afirmou, destacando o histórico do magistrado à frente de projetos como o Grupo de Regularização Fundiária e a coordenação do Observatório de Governança Fundiária do TJAM.
A advogada Grace Benayon também aprovou a atividade. “Foi uma experiência marcante. Com mais de 30 anos de advocacia, nunca vivi algo assim: um magistrado abrindo seu gabinete para apresentar números, desafios e escutar, de fato, a advocacia”, afirmou. Segundo ela, a transparência e o compromisso demonstrados reforçam o papel do juiz como gestor e agente transformador da Justiça.
Na ocasião, os convidados receberam gratuitamente exemplares do informativo “STF em Foco”, com as mais recentes decisões da Suprema Corte em matéria penal e processual penal.
Acesse o informativo STF em Foco: https://www.stf.jus.br/arquivo/cms/informativoSTF/anexo/Informativo_PDF/Informativo_stf_1184.pdf
#PraTodosVerem: A imagem mostra um grupo de aproximadamente 25 pessoas reunidas em uma sala com iluminação fluorescente e paredes claras. São advogados, servidores e representantes do Judiciário, todos em trajes formais, demonstrando que se trata de um evento institucional. Estão posicionados lado a lado, muitos sorrindo, olhando para a câmera. À esquerda da imagem, há uma mesa com toalha branca e cobertura azul, sobre a qual estão dispostos copos, xícaras e garrafas térmicas, indicando que foi servido um café da manhã. Ao fundo, há cortinas fechadas cobrindo janelas e dois aparelhos de ar-condicionado na parede.
Texto: Sandra Bezerra | TJAM
Imagem: Acervo 10ª. Criminal
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660