A oitava reunião contou com 20 profissionais que atuam na rede de apoio à mulher vítima de violência.
A violência de gênero nas redes sociais foi o tema do último encontro do programa “Gênero em Foco - 2025", que é uma iniciativa da Escola Judicial (Ejud) em parceria com a Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM).
A atividade aconteceu na manhã da última quarta-feira (30/7), na sala de aula da Ejud no Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis, no bairro de São Francisco, zona Sul da capital, e reuniu 20 participantes entre profissionais do TJAM e de instituições parceiras.
As responsáveis pela formação neste último encontro foram as jornalistas e servidoras do Tribunal Amanda Bulcão e Vanessa Brito. Durante o encontro, as comunicadoras apresentaram os diversos tipos de violência de gênero existentes no âmbito das redes sociais, como o vazamento de fotos íntimas, o stalking (prática de perseguição online) e campanhas de difamação contra celebridades.
O maior desafio para a comunicação em relação a esse tema, segundo Amanda, é trazer os homens para participarem de atividades como essas. “A 'Rede Maria da Penha' é composta majoritariamente por mulheres, mas também precisamos trazer os homens para essa conversa. Com o engajamento deles, conseguimos tirar o foco de um discurso voltado para a vítima e levamos o debate para o outro lado da questão da violência de gênero, englobando essa parcela da população que, muitas vezes, não é o foco dessas campanhas”, destacou a jornalista.
“O curso proporcionou reflexões importantes para os profissionais da Rede que participaram dessa formação”, destacou Amanda, que atua na Assessoria de Comunicação do Tribunal e é uma das idealizadoras do projeto. “É capacitando essas pessoas cada vez mais sobre o contexto social em que estão inseridas essas mulheres, que podemos melhor atender quem passa por isso”, continuou.
A interação entre as participantes e as formadoras foi um destaque nesta formação para Vanessa Brito, que é jornalista do Setor de Comunicação da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM). “Foi um momento de aprendizado e de reflexões muito necessárias. Aprendemos sobre como lidar com os diferentes tipos de violência e como identificar exatamente essas violências nas redes sociais. Foi muito gratificante participar do Gênero em Foco e espero que essa palestra e esse projeto frutifiquem por muitos e muitos anos”, afirmou a jornalista, que também é mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia.
#ParaTodosVerem: A foto que ilustra a matéria mostra as participantes do projeto com seu certificado de conclusão, em um ambiente de sala de aula. Elas olham para a câmera e sorriem enquanto mostram o certificado.
Texto e foto: Gabriel Horta | Ejud
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660