A programação foi composta pela certificação dos concluintes, premiação dos alunos destaques, homenagem aos instrutores e ao diretor da Ejud.
A Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Ejud/TJAM), em parceria com o Comitê de Segurança Institucional, realizou a solenidade de encerramento nesta sexta-feira (25/07) o curso “Inteligência de Segurança Institucional", voltado à capacitação de servidores e profissionais que atuam na proteção do Judiciário. A solenidade de encerramento foi realizada no auditório Desembargador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro, no prédio anexo à sede do TJAM, localizado na avenida André Araújo, zona centro-sul de Manaus.
Participaram da atividade o desembargador Abraham Peixoto, diretor da Ejud e coordenador da Comissão Permanente de Segurança Institucional do TJAM; o secretário executivo da Casa Civil do Estado do Amazonas, coronel do Quadro de Oficiais da Polícia Militar (QOPM), Audiney Oliveira Ferreira Pinto, além de representantes de instituições parceiras.
O Desembargador destacou a importância do curso, ressaltando que a iniciativa é essencial para o fortalecimento da segurança no âmbito do Judiciário amazonense. O conteúdo foi cuidadosamente desenvolvido para atender, de forma objetiva e alinhada à realidade institucional, às demandas práticas enfrentadas por magistrados, servidores e demais públicos que integram ou acessam o Poder Judiciário do Amazonas.
Ele enfatizou que o curso busca desenvolver novas ferramentas e competências fundamentais para a promoção da segurança, tanto pessoal quanto patrimonial, contribuindo diretamente para um ambiente mais protegido e eficiente. Nesse contexto, reforçou que a missão da Comissão de Segurança é justamente zelar pela integridade dos ativos humanos, físicos e informacionais da instituição, assegurando uma atuação mais confiável e acolhedora para todos.
“Teremos outros cursos em breve, continuando essa jornada, trazendo mais ensinamentos aos servidores, sendo o próximo curso programado para os próximos meses, temos inclusive instrutores de outros estados, para trazermos mais conhecimento no campo da inteligência”, completou o magistrado.
Com início no dia 14 de julho e carga horária total de 40 horas, o curso formou 54 profissionais, entre servidores do TJAM, bombeiros militares e agentes de instituições parceiras, como o Tribunal Regional do Trabalho da 11.ª Região (TRT11), o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) e a Defensoria Pública do Estado (DPE-AM).
A proposta do curso foi desenvolver competências voltadas à identificação, avaliação e resposta a ameaças reais ou potenciais aos ativos do Poder Judiciário. Os formadores abordaram conteúdos como a doutrina de inteligência, ações de busca e vigilância, operações de inteligência, segurança orgânica, técnicas de contrainteligência, inspeções ambientais, análise de riscos e identificação de artefatos explosivos.
O tenente-coronel do Quadro de Oficiais da Polícia Militar (QOPM) Paulo Emílio Melo, considera os participantes vitoriosos, já que esta é uma atividade muito sensível para o Tribunal de justiça, e para as instituições em geral, por permitir que o concludente possa “identificar e prevenir as ameaças, evitando riscos para a autonomia da instituição”.
Com o encerramento do curso, a Ejud reforça seu compromisso com a formação técnica e o aprimoramento das equipes responsáveis pela proteção institucional da Justiça amazonense.
#ParaTodosVerem: A imagem que ilustra a matéria mostra a mesa de honra do evento com o desembargador Abraham Peixoto, diretor da Ejud, no centro.
Texto: Nicolle Brito | Ejud
Foto: Chico Batata | TJAM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660