Neste sábado, dia 18 de maio, é celebrado no Brasil o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Uma em cada quatro meninas no mundo sofre algum tipo de violência sexual durante a sua vida. Entre os meninos, essa estimativa é de um em cada seis garotos, segundo os especialistas internacionais nesse tema. O pior é que 90% dessas vítimas nunca falam nada a respeito. Os dados foram citados na manhã desta sexta-feira (17/5) pela coordenadora da Coordenadoria da Infância e Juventude (COIJ), juíza Rebeca de Mendonça Lima, durante o lançamento da campanha pelo
Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.
A iniciativa é da 2ª Vara Especializada em Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes da Comarca de Manaus, com apoio da Coordenadoria da Infância e Juventude (COIJ) e da Corte Estadual de Justiça. O foco principal da campanha será a escola e os professores. De acordo com a juíza da 2ª Vara Especializada, Articlina Oliveira Guimarães, em torno de 70% dos casos de abuso e de violência sexual contra crianças e adolescentes acontecem no ambiente familiar, com atos praticados por pessoas próximas à vítima. “Daí a importância de trabalharmos as escolas e os professores. A partir dessa campanha muitas crianças vão ser encorajadas a denunciar. Na segunda-feira já estaremos dentro das escolas, queremos conversar com os alunos, de um jeito lúdico, para que compreendam as informações que queremos passar. Também conversaremos com as instituições que fazem parte da rede de proteção à criança e ao adolescente, para um trabalho mais articulado e com maior interação”, destacou a juíza Articlina, ressaltando que a sociedade como um todo precisa se envolver na prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes.
O desembargador Flávio Pascarelli, que representou a Presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) na abertura da campanha, declarou que as ações previstas serão fundamentais à prevenção. “A campanha tem o objetivo de esclarecer professores e alunos para que saibam o que fazer quando estiverem diante de uma situação de abuso sexual e, entendendo o fato, poderão denunciar e assim ajudar no combate a esse tipo de crime”, enfatizou Pascarelli.
Erika Alencar, psicóloga da 2ª Vara Especializada em Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes, disse que, em muitos relatos feitos aos profissionais da unidade judicial, as vítimas acabam contando sobre o que sofreram a um colega da escola porque a violência sexual ocorreu em casa e nem sempre os familiares acreditam ou oferecem o apoio necessário. “Já tivemos casos em que a professora ficou sabendo de uma situação de abuso, depois a gestora da escola, que levou o problema ao Conselho Tutelar, que repassou à delegacia. Então é importante esse encorajamento para que as crianças saibam o que fazer, a quem recorrer”, acrescentou.
Dentre as ações da campanha será promovido um concurso de texto livre, desenho, vídeo e cartinhas para que a criança seja incentivada a entender o assunto. “Ela vai pesquisar sobre o tema, assistida pelo professor, que irá trabalhar esse assunto com os alunos, que é complexo... vamos trabalhar também com os adolescentes mostrando os perigos existentes na internet no que diz respeito ao abuso e exploração sexual infantil. Dentro da escola é lugar mais importante para estarmos nessas campanhas, pois o professor pode nos ajudar nesse trabalho de prevenção. A maioria das denúncias se inicia com a ajuda da escola”, explicou a juíza Articlina Guimarães.
A coordenadora da Infância e Juventude do TJAM, juíza Rebeca de Mendonça Lima, que também é titular do Juizado da Infância e Juventude Cível, lembrou que esse tipo de crime “não deixa vestígios”. “A sociedade precisa se conscientizar que esse problema é de todos nós porque pode estar acontecendo dentro na nossa casa. Infelizmente, cerca de 70% dos casos acontecem dentro da própria família e é preciso falar. E as crianças se sentem inibidas porque têm medo de serem punidas e que não acreditem nelas”, afirmou a magistrada.
Lançamento
A Campanha alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi lançada pelo TJAM no hall do Fórum Ministro Henoch Reis, com a presença de magistrados, servidores do Judiciário, integrantes da rede de proteção à criança e ao adolescente e autoridades do sistema de Justiça.
Após os discursos, houve uma apresentação de grupo de adolescentes da Casa Mamãe Margarida e da finalista do The Voice Kids 2019 a amazonense Raylla Araújo.
Confira mais fotos do evento aqui
Acyane do Valle
Fotos: Raphael Alves
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.