Será o segundo casamento coletivo em Feijoal, considerada a maior comunidade indígena do município de Benjamin Constant (AM).
Cinquenta casais das etnias Ticuna, Kokama e Kambeba estão prontos para dizer o tão esperado “sim” em um casamento coletivo que será realizado no próximo dia 15 de maio, o segundo da comunidade indígena de Feijoal, na zona rural de Benjamin Constant, na região da tríplice fronteira (Brasil, Colômbia e Peru) – o primeiro ocorreu em 2020. A ação é uma das atividades previstas da segunda edição da “Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!”, que ocorrerá no município entre os dias 13 e 15 deste mês, nessa localidade.
Alguns dos casais não falam o português e, em razão disso, a cerimônia contará com tradutores. De acordo com o titular do cartório extrajudicial da Comarca de Benjamin Constant, Miguel Agra, muitos dos casais já vivem juntos há muitos anos e têm filhos. “Parte deles não tinha casado em cerimônia civil alegando desconhecimento e outros, falta de condições financeiras”, explicou Miguel. Entre os casais com mais idade, um dos cônjuges possui 83 anos. Já entre os noivos mais jovens, a idade é de 23 anos.
A cerimônia, marcada para 9h, será conduzida pela juíza de Direito Luiziana Teles Feitosa Anacleto, titular da Comarca de Benjamin Constant, que estará presente para celebrar e oficializar essas uniões. O evento também contará com a presença de autoridades do Poder Judiciário estadual, incluindo o corregedor-geral de Justiça, desembargador Jomar Fernandes, e, ainda, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, e a juíza-auxiliar da Presidência da Corte Maranhense, Ticiany Gedeon Maciel Palácio. O juiz-corregedor auxiliar do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Julião Lemos Sobral Júnior, e o chefe de Gabinete da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM), Sérgio Amorim, também estarão presentes para testemunhar esse momento importante para os casais indígenas.
“O Centro Municipal de Educação dos Saberes Indígenas Deãtüna Professora Daria Gabriel Quirino” (CMEI), na comunidade de Feijoal, sediará o casamento coletivo e as demais ações da “Semana Nacional do Registro Civil: Registre-se”. Durante a cerimônia haverá uma apresentação indígena para os noivos e convidados presentes, além das autoridades que acompanharão a celebração. “Este casamento coletivo, que é o segundo a ser realizado na comunidade de Feijoal, não apenas representa o compromisso de vida entre os casais indígenas, mas também destaca a importância da justiça e da igualdade em todas as comunidades. É um momento de celebração da cultura e da diversidade, reforçando os laços de união e respeito mútuo entre as diferentes etnias presentes na região”, comentou o corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes.
Feijoal, distante 56 quilômetros da Sede de Benjamim Constant, no Alto Rio Solimões, no extremo Oeste do Amazonas, possui cerca de 5 mil pessoas e é considerada a maior comunidade indígena do município, segundo o portal da Prefeitura de Benjamin Constant. Chegar até essa localidade só é possível por meio de barco, cuja viagem leva em torno de 2 a 5 horas, dependendo do tipo da embarcação.
Texto: Acyane do Valle | CGJ/AM
Foto: Arquivo Prefeitura de Benjamin Constant
Revisão textual: Joyce Tino | TJAM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660