Nascida em Itacoatiara e tendo iniciado sua trajetória no Judiciário como juíza titular da Comarca de Boca do Acre, a magistrada aposentada foi a primeira mulher a presidir o Tribunal de Justiça do Amazonas, depois de já ter ocupado os cargos de corregedora-geral de Justiça e de vice-presidente do Tribunal.
Nota de Pesar
A Presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas lamenta, com profundo pesar, o falecimento, no início deste dia 2 de dezembro, em São Paulo, da Desembargadora aposentada desta Corte, Marinildes Costeira de Mendonça Lima, aos 83 anos.
Casada com o economista José Marcelo Castro Lima, a desembargadora deixa os filhos Rebeca de Mendonça Lima, juíza titular do Juizado da Infância e da Juventude Cível da Comarca de Manaus, atualmente designada como juíza auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); e José Marcelo Castro Lima Filho, notário e registrador e ex-presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg/AM).
Graduada em Direito pela Universidade Federal do Amazonas, Marinildes Costeira de Mendonça Lima foi a primeira mulher a galgar os mais altos cargos da carreira jurídica do Estado, tendo construído uma brilhante trajetória.
Promovida a desembargadora em 1989, foi a primeira mulher a assumir a presidência do Judiciário amazonense, ficando no comando da Corte Estadual entre os anos de 2002 e 2004. Antes, já havia ocupado os cargos de corregedora-geral de Justiça e de vice-presidente da Corte.
De 2000 a 2002 exerceu a titularidade da Corregedoria-geral de Justiça do Amazonas; foi a primeira juíza a exercer o cargo de corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (em 1995) e ocupou, também, a vice-presidência e a presidência da Corte Eleitoral. Presidiu a primeira eleição informatizada do Estado do Amazonas, em 1996.
A magistrada registra ainda, em seu currículo, o fato de ter sido a segunda mulher a exercer constitucionalmente o Governo do Estado do Amazonas.
Por todo seu legado, o Tribunal de Justiça do Amazonas se solidariza com os familiares, filhos e amigos da Magistrada Marinildes Costeira de Mendonça Lima, na certeza de que a fé os confortará neste momento de dolorosa perda.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 2129-6771 / 993160660