Solenidade foi realizada no Studio 5 Centro de Convenções.
A vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Joana dos Santos Meirelles e a desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura representaram o Poder Judiciário Estadual na solenidade de ordenação do Monsenhor Zenildo Lima da Silva como bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus.
A solenidade eucarística foi presidida pelo arcebispo metropolitano da arquidiocese de Manuas, Dom Leonardo Steiner e realizada no último dia 15 de novembro, no Studio 5 Centro de Convenções. A solenidade se deu no encerramento do 5º Congresso Missionário Nacional, promovido em Manaus.
Além do arcebispo de Manaus, a solenidade também contou com a presença do arcebispo de Porto Velho, Dom Roque Paloschi e do bispo emérito de Coari, Dom Gutemberg Régis.
Natural da capital amazonense, o novo bispo auxiliar da arquidiocese de Manaus, Zenildo Lima da Silva, nasceu no ano de 1968 e foi ordenado sacerdote no ano de 1996. Cursou Filosofia e é mestre em Teologia, com especialização em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Em Manaus, foi coordenador das paróquias: Cristo Libertador, de Santa Luzia, de São Lázaro, de Santa Cruz, de Nossa Senhora Auxiliadora e de São Raimundo.
Coordenou a Pastoral Vocacional da arquidiocese e do Regional Norte 1 (1995 – 1996), bem como a Pastoral Presbiteral nos âmbitos arquidiocesano e Regional.
Foi secretário da Comissão Nacional de Presbíteros (CNP), de 2004 a 2008 e diretor do Instituto de Teologia, Pastoral e Ensino Superior da Amazônia (ITEPES), antigo Ceneschi, entre 2006-2013. De 2012 a 2015, foi secretário executivo do Regional Norte 1 da CNBB; entre 2018 e 2022, foi vice-presidente da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib); foi reitor do Seminário Arquidiocesano São José e membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores da Arquidiocese de Manaus.
#PraTodosVerem: Na imagem principal que ilustra a matéria, o registro fotográfico (em plano aberto) da solenidade de ordenação do Monsenhor Zenildo Lima como arcebispo auxiliar da arquidiocese de Manaus. Na imagem – registrada no Studio 5 Centro de Convenções – é possível visualizar as pessoas que assistiram à solenidade na plateia e também é possível visualizar um altar onde se encontravam aproximadamente 50 sacerdotes. Neste altar, consta um painel no qual está escrito, com letras vermelhas, a expressão: “5º Congresso Missionário Nacional”.
Fotos: Marcus Phillipe
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 2129-6771 / 993160660