A solenidade confirma que os políticos escolhidos pelo povo cumpriram todas as formalidades previstas na legislação eleitoral e estão aptos para exercer o mandato.
O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Yedo Simões, prestigiou na segunda-feira (17) a cerimônia de diplomação dos eleitos nas eleições gerais de 2018. A sessão solene, promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), foi realizada no Auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), na zona Centro-Sul.
Foram diplomados o novo governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC); o vice, Carlos Almeida Filho (PRTB); os senadores Eduardo Braga (MDB) e Plínio Valério (PSDB), os oito deputados federais que passarão a representar o Amazonas na Câmara dos Deputados, em Brasília e 23 deputados estaduais, que integrarão a Assembleia Legislativa do Estado a partir de 2019.
Através da diplomação, a Justiça Eleitoral confere a aptidão aos eleitos para assumir os cargos a que concorreram e os torna aptos a tomar posse.
Yedo Simões destacou a mudança nos quadros do Executivo e do Legislativo e da expectativa de que possam realizar um bom trabalho. “O Amazonas e o Brasil merecem que os novos governantes se preocupem com o Estado brasileiro e com seu povo. Penso que este momento é de grande importância para o País. Quero desejar ao novo governador eleito do Amazonas, Wilson Lima, a seu vice, Carlos Alberto Filho e aos demais deputados estaduais, federais e senadores, sucesso para que possam atender às demandas do nosso Estado”, afirmou o
presidente do Poder Judiciário amazonense.
Composta a mesa de honra pelas autoridades presentes, deu-se início ao Hino Nacional. A cerimônia de diplomação foi dirigida pelo presidente do TRE-AM, desembargador João Simões, que abriu a solenidade.
O governador eleito, Wilson Lima, recebeu o diploma das mãos do presidente do TRE-AM, e agradeceu a confiança depositada nele por seus eleitores. “É com grande alegria que recebo essa missão de governar o Estado do Amazonas. É o maior desafio da minha vida e eu tenho me dedicado de corpo e alma a isso, para honrar a votação histórica que tive de mais de 1 milhão de votos. Estou trabalhando dia e noite para montar um grupo que possa representar a população do nosso Estado. Uma coisa é certa: ninguém consegue esse caminho sozinho”, afirmou Lima.
Cumprida a etapa da diplomação, os eleitos aguardarão agora a solenidade de posse nos respectivos cargos, marcada para o dia 1º de janeiro. No caso do governador e vice, a solenidade ocorrerá no Teatro Amazonas.
Assista à videorreportagem aqui
Fábio Melo
Fotos: Chico Batata
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209