A Corte Estadual foi representada pelo desembargador Flávio Pascarelli, diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas.
A Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) entregou na terça-feira (11/12) o título de Cidadão do Amazonas ao intérprete oficial da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, Luiz Antônio Feliciano, mais conhecido como Neguinho da Beija-Flor. Na sessão solene, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) foi representado pelo desembargador Flávio Pascarelli, diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), que também é compositor de sambas, um deles - “Meu Velho” (Flávio Pascarelli, Paulo Onça e Jorge Cardoso) - gravado pelo homenageado, em 2017.
O Título de Cidadão do Amazonas a Neguinho da Beija-Flor foi uma propositura do então deputado estadual Bosco Saraiva (PSDB), subscrita pelo deputado estadual Mário Bastos (PSD). Em pronunciamento, Bastos, ressaltou a divulgação do Estado através de Neguinho. “Estou feliz pela divulgação do nosso Amazonas, através da figura do Neguinho da Beija-Flor, no Brasil e no mundo. Por isso reconhecemos essa divulgação, fazendo justiça com essa homenagem”, afirmou.
Os parlamentares Sinésio Campos (PT) e Dermilson Chagas (PP) representaram os deputados, falando sobre o homenageado. Chagas destacou a relação do Amazonas com o Neguinho. “Você, Neguinho, deixa raízes e aprendizado para muitos no Amazonas que amam o samba; você traz felicidade e é um exemplo de sucesso no samba. É isso que nós queremos: pessoas como você, que trazem felicidade”, afirmou. Já Sinésio Campos, destacou a importância do samba enquanto vitrine para o Amazonas. “O Neguinho foi campeão do carnaval do Rio de Janeiro com a Beija-Flor em 2004, exaltando o nosso Amazonas”, lembrou.
Em pronunciamento, Neguinho falou do amor pelo Amazonas e sua cultura. “Eu conversei com o Joãozinho 30 para conhecer os profissionais de Parintins e a Beija-Flor foi a primeira a homenagear esses artistas”, recordou, destacando que Manaus é a segunda capital do samba no Brasil.
O secretário de Estado de Cultura, Denílson Novo, falou sobre a importância da cultura para a sociedade. “A cultura que tanto contribui para o desenvolvimento da sociedade é o que nos traz aqui para esta homenagem”, afirmou.
Participaram ainda do evento o vice-almirante Carlos Alberto Matias, comandante do 9º distrito naval; Farid Mendonça, diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM); e o empresário e compositor Murilo Rayol.
Com informações do Portal da Aleam e ESMAM
Fotos: Chico Batata
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209