O fórum foi inaugurado no dia 21 de outubro e recebeu o nome do desembargador Aristóteles Lima Thury, falecido em 2021, vítima da covid-19.
A inauguração do novo Fórum da Comarca de Novo Airão, Município da região metropolitana de Manaus, no último dia 21, lança o novo padrão arquitetônico do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) para as comarcas do interior, que traz elementos ecológicos e que destacam a sustentabilidade; materiais de baixo custo de manutenção; novos espaços físicos e fachada mais moderna.
O Tribunal de Justiça, conforme dados da Secretaria de Infraestrutura, está em fase de licitação para a construção dos Fóruns das Comarcas de Humaitá e de Iranduba. Já está em construção o Fórum de Carauari, com previsão de inauguração no primeiro semestre do ano que vem, já dentro do novo padrão.
O Fórum de Novo Airão, cujo Município tem uma população estimada em 22 mil habitantes, sendo conhecido como “a terra dos botos” e com o turismo caracterizando-se como uma das principais fontes da economia local, possui mil metros quadrados, com espaço para duas Varas, seguindo as medidas para instalações físicas determinadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A obra levou oito meses para ficar pronta.
O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Flávio Pascarelli, que chegou a responder pela Comarca de Novo Airão enquanto atuava como juiz, agradeceu pelo empenho de todos os envolvidos na concretização do projeto e, ao se dirigir à família do desembargador Aristóteles Lima Thury, que deu nome ao novo fórum, lembrou do grande amor que ele dedicava à esposa, aos filhos e netos. “Como ele também atuou como professor, que o seu exemplo seja como uma estrela-guia. Devemos muito a ele, portanto, o nosso mais profundo agradecimento”, concluiu o presidente.
A vice-presidente do TJAM, desembargadora Graça Figueiredo, destacou as novidades trazidas pelo novo fórum, com salas amplas e equipadas com a estrutura necessária ao seu funcionamento. “São espaços que trazem mais dignidade às pessoas que vêm, muitas vezes, com bastante dificuldade à Sede do Município, em busca da Justiça. A população de Novo Airão recebe o novo fórum com toda essa infraestrutura e modernidade e o Tribunal muito se orgulha de poder inaugurar as novas instalações e, ainda, prestando uma homenagem ao colega Aristóteles Thury”, declarou.
O juiz da Comarca, Túlio de Oliveira Dorinho, destacou em seu discurso que a inauguração das novas instalações é a concretização de um sonho para o jurisdicionado de Novo Airão, enfatizando, ainda, a importância do diálogo institucional entre os Poderes. Agradeceu os esforços do Tribunal de Justiça para o novo fórum e finalizou dizendo que ali era a “Casa da Justiça”.
O prefeito do Município, Roberto Frederico Paes Júnior (União Brasil), lembrou que as obras para a construção do fórum geraram emprego e fonte de renda para muitas famílias locais e que o novo espaço oferece melhores condições de atendimento e de trabalho. “É um prédio público moderno, com espaços adequados, e a nossa cidade se sente honrada em contar com o novo fórum. O nosso Município está em crescimento, possui 85% das suas áreas preservadas e temos o apelo do turismo ecológico”, disse o prefeito.
Fórum de Novo Airão.
O novo fórum da Comarca de Novo Airão recebeu o nome do desembargador Aristóteles Lima Thury, que faleceu em 14 de fevereiro de 2021, em decorrência da covid-19. Os familiares e amigos do magistrado do TJAM compareceram à inauguração. A viúva Ângela Maria, emocionada, iniciou sua fala agradecendo à Direção da Corte pela homenagem, em nome de sua família. Mencionou um pouco das atividades desenvolvidas por Thury enquanto juiz do TJAM, lembrando de momentos vividos no interior, das experiências e dos desafios e que, após vir para a capital e ter atuado por muitos anos no Júri, foi promovido a desembargador pelo critério de merecimento. Ao final do discurso, quebrou o protocolo e, bastante emocionada, abraçou o presidente do TJAM agradecendo a homenagem.
O filho do desembargador Thury, Felipe, também destacou a “honrosa e merecida homenagem ao Thuryzão, como gostava de ser chamado”. “Ele era um ser humano incrível, muito simples e com um grande coração; era leal e um magistrado verdadeiro, que distribuía a Justiça a quem se socorria dela para ter seu direito resguardado. Era um apaixonado pela vida e pela família”, comentou. E disse ainda acreditar que ele estava, espiritualmente, acompanhando a solenidade e falando que “foi pai d’égua”, uma de suas expressões usuais.
O secretário-geral de Justiça do TJAM, Ivan Tribuzy, que trabalhou por 12 anos na assessoria do desembargador Thury, como chefe de gabinete, lembrou que o magistrado era uma pessoa de extrema simplicidade e que gostava muito do interior do Estado.
A Comarca de Novo Airão atua com oito servidores do TJAM, além de estagiários cedidos pelo Município. A maioria dos processos em tramitação é da área criminal.
Os espaços.
O novo fórum, que está localizado na Avenida Ajuricaba, 254, setor 12, bairro de Nova Esperança, a principal via de acesso à Sede de Novo Airão, inovou com a inclusão de um amplo Plenário do Tribunal do Júri, com capacidade para mais de 50 pessoas sentadas; possuindo entradas independentes para trânsito de réus presos; carceragem; copa e salas de apoio e banheiros. Na principal parede do plenário foi colocado um quadro com paisagem amazônica, que pertencia ao desembargador Aristóteles Thury e que, por mais de 20 anos, presidiu o Tribunal do Júri na Comarca de Manaus. O quadro e um relógio de parede, feito de madeira, todo artesanal, foram doados à comarca pelos familiares.
O fórum também conta com depósitos; salas para arquivo; assessoria jurídica; espaço para duas Varas judiciais; gabinetes para os juízes e banheiros – seguindo as normas de acessibilidade. Os corredores são amplos e existem duas salas para audiência, equipadas com rede lógica para a realização de audiências virtuais; duas salas para as atividades de secretaria; além de salas para a OAB, Ministério Público, Oficial de Justiça e uma de apoio.
No hall de entrada do fórum, uma parede recebeu a pintura do artista plástico amazonense Buy Chaves, mostrando a fauna e a flora locais, principalmente do boto-cor-de-rosa, elementos que se mesclam com rostos estilizados de ribeirinhos e indígenas e a figura da deusa da Justiça. Possui, ainda, duas áreas – nas laterais do prédio – para estacionamento de mais de 20 veículos pequenos e vagas para 12 motocicletas.
Autoridades presentes.
Também presentes na inauguração pelo Judiciário Estadual: os desembargadores Anselmo Chíxaro, corregedor-geral do Amazonas; Carla Reis, vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM); Jomar Fernandes, ouvidor-geral da Corte; Abraham Peixoto; Elci Simões, presidente do Grupo Permanente de Monitoramento e Fiscalização Carcerária; Mirza Telma Cunha, coordenadora da Comissão de Participação Feminina; e, ainda, o juiz auxiliar da Vice-Presidência Anésio Rocha e o juiz Paulo Feitoza; a diretora do fórum, Joana Maria de Oliveira Pontes, além de servidores do Tribunal.
Compareceram também à cerimônia o prefeito do Município Roberto Frederico Paes Júnior (União Brasil); o vice-prefeito, José Sales Nunes (sem partido); a presidente da Câmara Municipal, a vereadora Nerita de Castro Menezes (PSC); o procurador-geral do Município, Otávio da Cruz Farias; o representante da OAB/AM, advogado Cristian Mendes da Silva; o promotor de Justiça João Ribeiro Guimarães, representando o Ministério Público Estadual; o procurador da República Rafael da Silva Rocha, representante do Ministério Público Federal; o comandante da Polícia Militar no Município, cap. QOPM André Marinho; o comandante da unidade do Corpo de Bombeiros em Novo Airão, cmte. BM Ewerton Augusto Souza da Silva.
#PraTodosVerem – a foto principal que ilustra a matéria mostra o instante do descerramento da placa de inauguração do fórum. À esquerda o presidente do TJAM, Flávio Pascarelli (de óculos escuros), o corregedor-geral de Justiça, des. Anselmo Chíxaro; a vice-presidente da Corte, desembargadora Graça Figueiredo. Ao lado direito estão o prefeito Roberto Frederico e familiares do desembargador Thury.
Veja mais fotos aqui:
https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas
Acyane do Valle
Fotos: Chico Batata
Revisão gramatical: Joyce Tino
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 2129-6771 / 993160660