Campanha vem ser sendo realizada em diversas unidades do Judiciário Estadual neste mês de dezembro.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) por meio das equipes do Serviço Social e do Serviço Médico realizou na última quarta-feira (05), no Fórum Desembargador Mário Verçosa localizado na rua Comendador Alexandre Amorim Bairro Aparecida, Zona Sul de Manaus, uma atividade de sensibilização e oferta de serviços como parte da campanha “Dezembro Vermelho”, alusiva ao “Dia Mundial de Luta contra a Aids”, celebrado no último sábado, 1º de dezembro.
A programação incluiu a oferta de serviços de saúde, a divulgação de informações favoráveis à qualidade de vida, a sensibilização quanto à necessidade de medidas de prevenção e proteção contra o HIV e a mobilização para o enfrentamento a preconceitos que ainda envolvem o tema.
Dentre os serviços oferecidos a servidores e funcionários terceirizados, destacaram-se: testagens rápidas para Sífilis, Hepatites Virais e HIV, assim como ações de dosagem glicêmica e aferição de pressão arterial. Equipes também foram a setores do Fórum levando orientações.
De acordo com a psicóloga do TJAM, Sandra Desideri, a mobilização alcançou seus principais objetivos. “Além dos servidores, estendemos a testagem aos prestadores de serviços do Fórum como, por exemplo, profissionais teceirizados que trabalham com serviços gerais. No início da semana foi feito um pré-cadastro, e eles compareceram por esse cadastro para fazer a testagem, os que não compareceram, deixávamos numa lista de espera, mas depois fomos preenchendo na hora até atingirmos a meta que eram, ao menos, cinquenta testes”, informou a psicóloga.
Parcerias
As atividades realizadas pelo TJAM contam com parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Fundação de Medicina Tropical, Fundação Alfredo da Mata, Hapvida, acadêmicos de medicina Universidade Federal do Amazonas, Pastoral para Apoio da Pessoa com HIV, e RNp (Rede Nacional Pessoas Vivendo com HIV) e Clínica Pulsar.
Nesta mesma semana, servidores que atuam no edifício Des. Arnoldo Péres (sede do TJAM), no bairro Aleixo, também tiveram acesso a serviços semelhantes.
Deborah Azevedo
Fotos: Raphael Alves e Acervo (Setor Medico/TJAM)
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209