Campanha chama a atenção dos servidores e do público externo para a necessidade de medidas preventivas e de diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Nesta semana, diversas unidades judiciais e setores administrativos do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) realizaram atividades abrindo oficialmente as programações da campanha Novembro Azul, transmitindo informações sobre qualidade de vida e de prevenção ao câncer de próstata aos servidores e comunidade em geral.
Em Manaus, o Juizado da Infância e Juventude Infracional (JIJI), localizado na zona Centro-Oeste da cidade e o Fórum Ministro Henoch Reis, localizado na zona Centro-Sul – este último sob a coordenação do Subcomitê de Saúde do TJAM – organizaram atividades temáticas.
No JIJI a abertura da campanha ocorreu na de terça-feira (6), com uma palestra sobre Saúde e Prevenção ministrada pela farmacêutica bioquímica Ednilza Guedes, que dentre outros temas tratou sobre a prevenção ao câncer de próstata e grupos de risco. A palestrante também tratou sobre diabetes, cujo dia mundial de prevenção é celebrado no próximo dia 14.
No JIJI, as atividades foram organizadas pelo juiz Eliezer Fernandes Júnior e, na abertura da campanha, foram distribuídos folhetos informativos – confeccionados pela equipe do Juizado – os quais serão repassados ao público até o dia 28 de novembro.
Nessa mesma data – 28 de novembro – o Juizado pretende encerrar a campanha com palestras ministradas por um profissional urologista ou oncologista e com uma segunda abordagem sobre prevenção ao câncer ministrada, também, pela farmacêutica bioquímica Ednilza Guedes. No mesmo dia 28, os servidores do JIJI terão acesso a serviços como exames de glicemia.
No Fórum Henoch Reis
Localizado no bairro de São Francisco, na zona Centro-Sul de Manaus, o Fórum Ministro Henoch Reis também realizou, no início desta semana, atividades alusivas à campanha Novembro Azul.
Sob a coordenação do Subcomitê de Saúde do TJAM, a campanha disponibilizou a servidores o serviço de exame de sangue para leitura de PSA (Antígeno Prostático Específico), realizado por profissionais da Fundação Hospitalar de Hemoterapia e Hematologia do Amazonas (Hemoam). Os servidores e o público visitante contaram, ainda, com um espaço de terapias complementares, com a colaboração de graduandos do Centro Universitário do Norte (Uninorte/Laureate), do Centro de Ensino Literatus (CEL) e colaboradores do Instituto Takinaga e Escola de Reike.
As atividades realizadas, conforme seus idealizadores, buscaram motivar o público masculino para o cuidado com a saúde e chamar a atenção para os altos índices de câncer de próstata no País, que conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca) é o segundo tipo de câncer que mais acomete homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele.
Afonso Júnior
Fotos: Acervo do Jiji e da Divisão de Serviço Social
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209