Praça Pública que será construída entre as ruas Jonathas Pedrosa, Emílio Moreira e Sete de Setembro receberá o nome de ‘Elza Simões de Oliveira’.
Evidenciada publicamente pela Prefeitura de Manaus e pela Câmara Municipal como uma genuína manauara, a senhora Elza Simões de Oliveira, falecida no ano de 1990, dará nome uma Praça Pública que será construída pelo Executivo Municipal no centro comercial da cidade (zona Sul de Manaus), entre as ruas Jonathas Pedrosa, Emílio Moreira e Sete de Setembro. Elza Simões de Oliveira foi genitora dos desembargadores Yedo e Elci Simões, respectivamente presidente e ouvidor do Tribunal de Justiça do Amazonas e de mais sete filhos.
A homenagem à senhora Elza Simões de Oliveira se deu por meio da Lei Municipal 2.356/2018 que foi sancionada na última segunda-feira (5) pelo prefeito municipal de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB). A homenagem foi proposta pelo vereador Joelson Silva (PSDB) e aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Manaus.
A solenidade de sanção da Lei foi realizada no Palácio Rio Branco, no centro de Manaus e dela participaram o prefeito Arthur Neto; a primeira-dama do Município e presidente do Fundo Manaus Solidária (FMS), Elisabeth Valeiko; o presidente do TJAM, desembargador Yedo Simões; o ouvidor de Justiça, desembargador Elci Simões; o vereador Joelson Silva, representando a Câmara Municipal de Manaus; além de demais filhos e familiares da senhora Elza Simões de Oliveira, juízes do TJAM, vereadores municipais e servidores do Executivo Municipal e do Poder Judiciário.
Reconhecimento
Em entrevista após a solenidade de sanção da Lei, o prefeito de Manaus, Arthur Neto, frisou que é uma justa homenagem conferida a uma genuína manauara. “Estamos homenageando uma personalidade da cidade de Manaus. Elza Simões foi uma matriarca que criou nove filhos, os quais todos são bem-sucedidos e que, a exemplo dos desembargadores Yedo Simões e Elci Simões, cada um com sua vocação, muito têm contribuído com nossa população”, afirmou.
A respeito da Praça Pública, o prefeito de Manaus informou que esta será construída em curto espaço de tempo e que o logradouro será dotado de equipamentos para favorecer o bem-estar dos moradores do local e população em geral. “A praça deve ser construída em 60 ou 90 dias e receberá arborização, paisagismo, será dotada de uma academia ao ar livre, iluminação de lâmpadas LED e outros instrumentos. Queremos fazer deste, um local à altura do sentimento que a família, que os amigos e que os moradores da área têm pela memória da senhora Elza Simões”, concluiu o prefeito Arthur Virgílio Neto.
Autor da proposta de homenagem, o vereador Joelson Silva também enalteceu a história e exemplo da senhora Elza Simões. “Procuramos conhecer a história da senhora Elza e verificamos que ela é um exemplo: nascida em 1926, casou-se com o senhor José Evangelista de Oliveira, com quem constituiu família e criou nove filhos, sendo uma pessoa caridosa, de grande coração e comprometida com o bem-estar daqueles que estavam ao seu redor. Coletamos assinaturas das pessoas que a conheceram e que residem nas proximidades de onde será construída a praça – que é próximo ao local onde ela residia e onde parte de sua família ainda reside – e além de coletar estas assinaturas, conhecemos a história desta importante munícipe, que será eternizada, dando nome a nova Praça”, citou o vereador.
Agradecimento
O presidente do TJAM, desembargador Yedo Simões, agradeceu à Câmara Municipal e à Prefeitura de Manaus pela homenagem à memória de sua mãe e disse que a família Simões de Oliveira recebe com grande satisfação este reconhecimento. “É o reconhecimento a uma pessoa que, com muito esforço, criou uma família numerosa, que ajudou muitas pessoas, e que contribuiu com a criação não somente de seus filhos, mas de muitos comunitários. Muito respeitada pelas pessoas com as quais convivia, foi uma mulher rígida na educação de seus filhos e que foi respeitada por muitos, especialmente por sua solidariedade para com pessoas humildes. Estamos muito felizes com esta homenagem e esperamos que este espaço que será inaugurado seja um memorial à amizade, à convivência e à paz entre as pessoas”, afirmou o desembargador Yedo Simões.
Afonso Júnior
Fotos: Chico Batata (TJAM) e Mário Oliveira (Secom)
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209