Desembargadores Nélia Caminha e Anselmo Chíxaro abriram a SNC no Fórum que está localizado no bairro de Aparecida, em Manaus.
Localizado no bairro de Aparecida, próximo ao centro comercial de Manaus, o Fórum Desembargador Mário Verçosa agendou mais de 800 audiências para a Semana Nacional da Conciliação (SNC). Nesta segunda-feira (5), os desembargadores Nélia Caminha Jorge e Anselmo Ernesto Queiroz Chíxaro estiveram na unidade judicial e abriram oficialmente o mutirão de audiências que se estenderá até a próxima sexta-feira (9).
A solenidade foi iniciada às 8h e dela também participaram os servidores do Fórum, estagiários e magistrados que atuam nos mais de dez Juizados Especiais instalados na unidade judicial. Na sequência ao evento de abertura, os profissionais que atuam no Fórum deram início às audiências pautadas para o dia, que já contavam, nas primeiras horas do expediente forense, com a presença expressiva de jurisdicionados e operadores do Direito.
A expectativa, de acordo com os magistrados presentes na solenidade Fórum, é a de que a SNC alcance seus objetivos, com a participação das mais de 1.600 partes processuais convocadas a participar das sessões.
Conforme a coordenadora dos Juizados Especiais do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha, a semana de esforço concentrado oportuniza a centenas de pessoas, em todo o País, a possibilidade de conclusão pacífica de seus conflitos judiciais. “É uma grande oportunidade. No entanto, é necessário que as partes processuais convocadas compareçam para as audiências com a perspectiva de conciliar e com o ‘espírito desarmado’ objetivando a conclusão dos litígios”, disse a magistrada.
O diretor do Fórum Mário Verçosa, desembargador Ernesto Chíxaro motivou a sociedade a participar das audiências programadas e conclamou os servidores do Fórum, assim com os que atuam nas demais unidades judiciais a se engajar no mutirão de audiências. “Este engajamento de servidores e magistrados é necessário para que os objetivos da SNC sejam concretizados, com as demandas judiciais finalizadas e homologadas a partir do consenso entre as partes”, apontou o desembargador.
Durante a solenidade de abertura, a juíza auxiliar da diretoria do Fórum Márcio Verçoso e que responde pela 1ª Vara do Juizado Especial Cível, Dinah Fernandes, frisou que a SNC, também, um momento festivo onde a cultura da conciliação se consolida. “Estamos felizes em receber a população e queremos salientar que a SNC difunde e fortalece a conciliação, que é praticada diariamente na rotina dos Juizados Especiais e de outras unidades judiciais. No Fórum Mário Verçosa a Semana da Conciliação foi planejada com bastante antecedência, em um trabalho onde nossas equipes pautaram os interessados, fizeram o levantamento dos processos aptos para conciliação e a partir de hoje, realizarão as audiências. A expectativa é a de que os objetivos sejam alcançados”, disse a juíza Dinah Fernandes.
Afonso Júnior
Fotos: Raphael Alves
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209