Marcada por um desfile que reuniu mais de 450 militares, solenidade aconteceu no pátio operacional da Ala 8, no Crespo.
O desembargador Délcio Santos representou o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), nesta terça-feira (23), na solenidade em comemoração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, realizada no pátio operacional da Ala 8, no bairro Crespo, na zona Sul de Manaus.Na ocasião, mais de 450 militares de organizações operacionais e administrativas participaram do desfile militar em homenagem à Aeronáutica. Durante a cerimônia também foi entregue a Medalha da
Ordem do Mérito Aeronáutico.
De acordo com o comandante da Ala 8, o brigadeiro do Ar Maurício Carvalho Sampaio, a Medalha é destinada a personalidades que tenham prestado notáveis serviços ao País. “Trata-se de um reconhecimento aos militares que tenham se distinguido no exercício de sua profissão, assim como para reconhecer serviços prestados à Força Aérea por personalidades civis e militares e por organizações militares e instituições civis, brasileiras ouestrangeiras”,destacou o comandante.
Em seu discurso, o desembargador Décio Santos representando o presidente do TJAM, desembargador Yedo Simões, parabenizou a Aeronáutica pela data e falou do importante papel dos militares na Amazônia. “A nossa região tem essa particularidade de áreas de difícil acesso e o papel da Aeronáutica, além de proteger a soberania nacional pelos ares, tem também um caráter social, de levar, por exemplo, assistência de saúde e cidadania aos nossos ribeirinhos, chegando às áreas mais longínquas”, destacou o desembargador.
Foram agraciados com a Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico: o general Carlos Alberto Mansur, comandante da 12º Região Militar; o brigadeiro do ar Mauricio Carvalho Sampaio; o coronel Eduardo Vieira de Carvalho; coronel aviador Márlio Considera Estebanez; o coronel aviador Eric Breviglieri e a médica especialista em cirurgia pediátrica, Suzete Gomes de Almeida.
O dia 23 de outubro foi escolhido para celebrar o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira por ter sido a data em que houve o primeiro voo do “mais pesado que o ar”, o
14-Bis, realizado em 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris.
Deborah Azevedo
Fotos: Chico Batata
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209