A promotora de justiça assumiu o cargo em substituição a Fábio Monteiro, que esteve à frente do MPE durante os dois últimos biênios.
O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Yedo Simões de Oliveira, prestigiou nesta segunda-feira (15) a posse da promotora de Justiça Leda Mara Nascimento Albuquerque no cargo de procuradora-geral de Justiça do Amazonas.
A solenidade aconteceu no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça e contou com a presença de autoridades civis e militares, entre as quais, juízes e desembargadores do TJAM.
Para o desembargador Yedo, a nova procuradora-geral de Justiça é “merecedora de assumir o cargo de tamanha relevância, pois foi a mais votada entre seus pares. Isso é muito importante, mais uma mulher que ocupado um cargo dessa magnitude no Estado e eu desejo a ela todo sucesso nessa sua missão que se inicia agora”.
Leda Albuquerque é a segunda mulher a comandar o MPE-AM. A primeira foi a desembargadora Socorro Guedes, em 2003, que também prestigiou a solenidade e lembrou do período que ficou à frente da instituição e desejou sucesso à nova gestão. “Na minha história de vida foi algo muito marcante porque, na época, eu fui a mais votada e a primeira mulher a dirigir O MPE. Agora, depois de 14 anos, a doutora Leda Albuquerque volta a representar as mulheres à frente dessa casa. É algo muito gratificante e eu só tenho a desejar muito sucesso”, destacou Socorro Guedes.
O desembargador João Simões, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), compôs a mesa de autoridades e também desejou sucesso à nova procuradora-geral. “É um prazer fazer parte dessa cerimônia de posse. O Ministério Público está em boas mãos, assim como esteve no período em que o doutor Fábio Monteiro esteve à frente da instituição”, afirmou Simões.
A nomeação da nova procuradora-geral de Justiça foi feita pelo governador Amazonino Mendes, no último dia 11 de setembro. Leda Albuquerque que, até então era subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Administrativos destacou, durante entrevista pouco antes de ser empossada, que o combate à violência contra as mulheres é um dos temas que merecem atenção do MPE. “Nós temos problemas sérios com relação ao feminicídio, em relação à violência familiar e sem dúvida esses serão problemas a serem enfrentados por mim e pelos colegas do Ministério Público. Com certeza vamos focar com muita eficácia e resolutividade nesses problemas que agridem a nossa sociedade”, destacou. Para Leda, é fundamental dar continuidade ao trabalho que já começou de uma geração que acredita ser possível fazer diferente, “construir um Ministério Público forte, resolutivo e capaz de responder aos anseios da sociedade, que é a destinatária dos nossos serviços”, disse ela.
Currículo
A nova Chefe do Ministério Público do Estado do Amazonas é graduada em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (1988); foi delegada de Polícia com atuação na delegacia da mulher (93/95); é professora da Universidade Federal do Amazonas; mestre em Direito e Políticas Públicas (CEUB/ 2008) e ingressou no Ministério Público do Estado do Amazonas em 1996. É promotora de Justiça há 22 anos, atuando inicialmente na Comarca de Parintins (1996) e, já na capital, assumiu a titularidade da 7ª Promotoria de Justiça, com atuação junto à 4ª Vara Criminal. Também exerceu atividades no Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do MP-AM e os cargos de secretária-geral e subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Administrativos (2014/2018).
Fábio Melo
Fotos: Chico Batata
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209