CNJ realizará webinário sobre novo sistema Renajud e Módulo de Leilão

Evento será nesta sexta-feira (17/09), com transmissão pelo canal do Conselho no YouTube.


RenajudO Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizará nesta sexta-feira (17/09), das 14 às 16h (horário de Brasília) o Webinário Renajud, a fim de orientar sobre o funcionamento e a utilização do novo sistema online de restrição judicial de veículos e do Módulo de Leilão.
O evento ocorrerá de forma virtual, com transmissão ao vivo pelo canal do CNJ no YouTube (www.youtube.com/user/cnj).

Na abertura da programação estarão presentes os juízes auxiliares da Presidência do CNJ, Adriano Silva e Dayse Starling. Em seguida, serão ministradas palestras sobre os temas: “Novo Renajud e módulo leilão: funcionalidades e integração do PJE”, “Como integrar a solução WS Renajud ao PJE”, com instrução pelo assistente de projetos de Tecnologia da Informação e da Comunicação do Departamento de TIC do CNJ. Após, a programação segue-se para esclarecimento de dúvidas.

O webinário tem como público-alvo representantes da área de tecnologia da informação e juízes auxiliares dos tribunais da justiça estadual, federal e da justiça trabalhista. Do Tribunal de Justiça do Amazonas, participarão o juiz auxiliar da Presidência, Mauro Moraes Antony, e o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, Breno Figueiredo Corado.

Agilização de leilões de veículos

A nova versão do sistema online de restrição judicial de veículos (WS-Renajud) foi lançada em 31/08, fruto de parceria entre o CNJ e os Ministérios da Justiça e de Segurança Pública e da Infraestrutura.

A cooperação técnica foi firmada em outubro de 2020 para modernizar e aperfeiçoar o acesso à Justiça e o tratamento dado a bens apreendidos no âmbito do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Pela nova ferramenta, as dívidas vinculadas a veículos alienados, como IPVA e multas de trânsito, são automaticamente transferidas para o CPF ou CNPJ da pessoa que tem o débito. Com isso, a Justiça poderá autorizar a remarcação de novo chassi, uma pré-condição para a alienação e os leilões dos veículos apreendidos deverão ser feitos em poucos dias, para resolver a situação entre várias partes.

Outra funcionalidade é a que permitirá a efetivação de decisão de suspensão e liberação de carteiras nacionais de habilitação de forma automática e sem a necessidade de emissão de ordens judiciais.

À medida que o WS-Renajud tiver seu uso disseminado, o sistema atual do Renajud, acessado via página específica na web, será descontinuado.

 

#PraCegoVer - Na imagem que ilustra a matéria aparece um celular que exibe na tela o nome do webinário que orientará sobre o novo sistema online de restrição judicial.

 

Patricia Ruon Stachon
Com informações da Agência CNJ de Notícias

Imagem: Arte/Agência CNJ de Notícias

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.