Coordenadora na Região Norte do grupo Direito e Fraternidade, a desembargadora Socorro Guedes foi uma das debatedoras do evento.
A Desembargadora Socorro Guedes, que coordena na região Norte do país o grupo Direito e Fraternidade, integrante da Rede Internacional de Comunhão e Direito, participou nesta semana da Jornada Brasileira Direito e Fraternidade, realizada em Florianópolis, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A mesa de abertura do evento foi formada pela desembargadora, o diretor do Centro de Ciência Jurídicas da UFSC, José Isaac Pilati, e a professora doutora da Universidade e presidente da Jornada Brasileira Direito e Fraternidade, Josiane Rose Petry Veronese, que destacou durante sua fala os 10 anos do Núcleo de Pesquisa Direito e Fraternidade da UFSC.
“Há uma década tivemos, neste espaço, o primeiro evento que trouxe para a UFSC uma nova perspectiva de análise: a fraternidade e o direito. O impacto desse tema foi tanto que a academia se voltou para o estudo da fraternidade sob a perspectiva jurídica, o que antes era apenas tema de estudos na esfera política”, disse Veronese.
Na programação foram debatidos temas como: o fundamento constitucional da fraternidade; igualdade de gênero pra mulheres trabalhadoras e a fraternidade; a magistratura e a fraternidade e elementos de uma cultura antirracista, direito e fraternidade sob a perspectiva da construção acadêmica.
No Centro de Ciências Jurídicas aconteceu, ainda, a apresentação de trabalhos, entre eles o “Fraternidade, Direito e Literatura”, que tem como coordenadores: a Dra. Silvana de Gaspari, professora de Língua e Literatura Italiana da UFSC; Dra. Josiane Veronese, coordenadora do Núcleo de Estudos Jurídicos e Sociais da Criança e do Adolescente/UFSC; a desembargadora Socorro Guedes, do Tribunal de Justiça de Manaus (TJAM); a juíza do Trabalho do TRT 12ª Região, Angela Konrath e a servidora Pública Mayara Silveira, Pesquisadora do Nejusca/UFSC.
Elisângela Araújo
Fotos: Divulgação
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209