Projetos do TJAM na área da sustentabilidade serão apresentados em evento online alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Desembargador Délcio Luís Santos fará uma exposição sobre as boas práticas sustentáveis já adotadas pelo TJAM em relação à questão ambiental.


Délcio Sustentabilidade1

 

O presidente do Subcomitê de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Délcio Luís dos Santos, participará no próximo dia 9 de junho do evento online “Sustentabilidade - Compartilhando Boas Práticas entre Tribunais do Bioma Amazônico”, organizado pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), como parte da programação da "5.ª Semana do Meio Ambiente", promovida pela Corte roraimense. O desembargador Délcio fará uma exposição sobre as boas práticas sustentáveis já adotadas pelo TJAM em relação à questão ambiental, bem como sobre os projetos que estão em fase de implantação.

O juiz de direito Nildo Inácio, presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS) do TJRR, explica que o objetivo do evento – cujas atividades iniciaram na terça-feira (01/06) e vão até o próximo dia 11 – é divulgar o Plano de Logística Sustentável da Corte Roraimense e incentivar boas práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais, serviços, energia, água e combustíveis. “Buscamos, ainda, a capacitação e a qualidade de vida do servidor do Judiciário, além do descarte adequado dos resíduos objetivando uma gestão eficiente”, explicou o magistrado. As inscrições no evento podem ser feitas no linkhttps://bit.ly/3fJqxzR

Entre as ações do TJAM que serão destacadas pelo desembargador Délcio durante a sua participação no evento promovido pelo TJRR, estão a assinatura de Termos de Cooperação com as associações e cooperativas de reciclagem e preservação ambiental, mediante procedimento público de habilitação, visando à implantação da coleta seletiva de resíduos, que já contempla o edifício-Sede do Tribunal, a Casa de Justiça Des. Paulo Herban Jacob Maciel e o Centro Administrativo José de Jesus Ferreira Lopes (anexo à Sede da Corte) e está em vias de ampliação para os demais fóruns da capital. 

Ele destacará, ainda, que os Termos de Referência de obras e reformas adotados pelo TJAM já estabelecem a exigência do recolhimento e do descarte ambientalmente adequado dos resíduos de obras como encargo para os futuros contratados. O serviço de recolhimento de resíduos remanescentes de obras (restos de tijolos, concreto, latas, madeiras, ferro e vidro) e de resíduos de demolição geralmente são realizados através de caixas coletoras. Esses resíduos são destinados a local adequado para reciclagem ou descarte, assim as obras realizadas evitam maiores impactos ambientais.

As campanhas internas realizadas para reduzir o consumo de descartáveis (copos plásticos) e também o de energia elétrica serão mencionadas pelo presidente do Subcomitê de Logística Sustentável do TJAM.

Confira a Programação da 5.ª Semana do Meio Ambiente do TJRR

01/06/2021 - Palestra com o tema “Uso racional da água e meio ambiente”

02 a 07/06/2021 - Conscientização Socioambiental

08 a 11/06/2021 - Distribuição de mudas

08/06/2021 - Substituição da matriz energética do TJRR

09/06/2021 - Encontro de Boas Práticas entre Tribunais do Bioma Amazônico

10/06/2021 - Capacitação de diretores de Secretarias: IDS e PLS

11/06/2021 - Capacitação de servidores terceirizados: IDS e PLS

 

 

Carlos de Souza

Foto: Chico Batata

Revisão de texto: Joyce Tino

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

WhatsApp Image 2020 06 10 at 11.27.56

banner TJAM