Projeto do TJAM em parceria com a Seap viabiliza construção de canil por presos em unidade prisional de Itacoatiara

Os apenados que participam da obra têm direito à remição de um dia de pena a cada três dias de trabalho.


 

Canil ItacoatiaraO Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio da 1.ª Vara da Comarca de Itacoatiara, em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), por meio da direção da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI), avançam mais um estágio no projeto “Trabalhando a Liberdade” e devem entregar nos próximos dias a construção de um novo canil dentro da unidade, localizada a 176 quilômetros da capital amazonense. Toda a obra está sendo feita pelos detentos que executam serviços de pintura, hidráulica, alvenaria e utilizam os conhecimentos adquiridos nos cursos oferecidos dentro do presídio.

Atualmente, 18 internos fazem parte do projeto “Trabalhando a Liberdade”, seis estão participando diretamente da construção no novo canil que será composto por seis baias para abrigar cães farejadores das raças pit bull, doberman, pastor mali e pastor alemão, que auxiliarão no trabalho de segurança da própria unidade prisional.

Conforme destacou o juiz de Direito Saulo Goés Pinto, “a iniciativa é importantemente para a ressocialização dos presos, que aprendem uma nova atividade e ainda ganham remição de um dia de pena a cada três dias de trabalho, conforme determina a legislação penal. Eles trabalham entre 6 e 8 horas por dia e o canil será utilizado como reforço de segurança e de manutenção da ordem na unidade prisional, tudo isso sem deixar de levar em consideração o que preconiza a Declaração dos Direitos Humanos”, destacou o magistrado.

O diretor da UPI, Antônio Cordeiro, destacou que todos ganham com a nova unidade instalada dentro do estabelecimento prisional. “Serão dois cães farejadores para o caso de haver suspeita de drogas na unidade, dois cães de escolta e mais um que acompanha o agente que cuida da tranca do presídio. Lembrando que todos os agentes que conduzem esses animais são treinados para lidar com situações diversas. Outros 10 agentes de ressocialização serão capacitados no curso de condutores (de cães adestrados) e o curso de formação terá 50 horas de duração,” destacou o diretor.

 O novo canil dentro da unidade prisional de Itacoatiara está previsto para ser entregue na primeira quinzena deste mês de março.

 

 

Fábio Melo

Foto: Divulgação/Seap

Revisão de texto: Joyce Tino

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

banner TJAM

WhatsApp Image 2020 06 10 at 11.27.56