Representantes da empresa norte-americana contratada pelo Governo do Estado para desenvolver programa na área de segurança foram recebidos nesta quarta pelos magistrados amazonenses.
Juízes do Tribunal de Justiça do Amazonas que atuam na Vara de Execução Penal (VEP) da Comarca de Manaus se reuniram na manhã desta quarta-feira (22) com integrantes da Giuliani Security & Safety. A empresa norte-americana tem contrato com o Governo do Estado do Amazonas para prestar consultoria na área de segurança pública.
Os representantes da empresa San Luongo, Steven Haimowitz, Peter Cursio e Sebastian Cruz foram recebidos pelos juízes Glen Hudson Paulain Machado, Rômulo Garcia Barros Silva, João Gabriel Cirelli Medeiros e Bárbara Marinho Nogueira. Os três consultores buscaram conhecer a dinâmica dos processos criminais desde a fase de inquérito até a execução penal.
A reunião foi realizada na sala da diretoria do Fórum Ministro Henoch Reis, no bairro de São Francisco, e foi mediada e traduzida pela tenente da Polícia Militar do Amazonas, Chistina Martins.
O juiz João Gabriel Cirelli Medeiros explicou que os integrantes da Giuliani Security & Safety, buscando conhecer o funcionamento das leis e o sistema carcerário como um todo, têm pautado reuniões com todos os setores de Segurança e do Sistema Judiciário, mais especificamente na área criminal.
“Eles nos pediram esclarecimento sobre o funcionamento do sistema criminal no Brasil, desde o momento que ocorre a prisão em flagrante até o encerramento da execução da pena. Fizeram perguntas sobre o sistema carcerário do Amazonas, sobre o funcionamento das audiências de custódia, dentre outras questões. O tempo foi curto, seriam necessárias muitas reuniões para esclarecer tudo, até porque há uma diferença muito grande das nossas leis para as leis dos Estados Unidos, mas procuramos contribuir com o máximo de informações”, disse o magistrado.
Um dos integrantes da Giuliani Security & Safety, Steven Haimowitz, disse que foi muito gratificante poder reunir com os magistrados amazonenses, os quais demonstraram muito prazer em exercer suas funções. Haimowitz também frisou as diferenças entre as leis aplicadas nos Estados Unidos e as leis brasileiras, o que demandará bastante estudo no processo de elaboração do plano de consultoria.
Ao final da reunião ficou decidido que será agendada uma visita dos integrantes da Giuliani Security & Safety e os magistrados da Vara de Execução Penal (VEP) às unidades prisionais da capital.
Carlos de Souza
Foto: Chico Batata
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209