A Corte Estadual de Justiça foi representada na cerimônia pelo desembargador João Simões. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) esteve representada pelo seu presidente, desembargador Aristóteles Thury.
O desembargador João de Jesus Abdala Simões, diretor da Escola Superior de Magistratura do Amazonas (Esmam), representou o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Domingos Jorge Chalub, na cerimônia realizada na última sexta-feira (20/11), na sede do 9.º Distrito Naval, para a troca de comando da instituição militar. Após um ano e oito meses na Amazônia Ocidental, o vice-almirante Paulo César Colmenero Lopes transmitiu o cargo ao vice-almirante Ralph Dias da Silveira Costa, que exerceu, anteriormente, a função de vice-chefe do Estado-Maior da Armada, em Brasília.
"O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Domingos Chalub, me indicou para representar o Judiciário Estadual nesta cerimônia, como forma também de estreitar os laços institucionais, com o reconhecimento ao excelente trabalho realizado pelo vice-almirante Colmenero nesses quase dois anos em que esteve à frente no 9.º Distrito Naval, bem como nossos votos de pleno êxito ao vice-almirante Ralph da Silveira, que chega para dar continuidade às importantes ações desenvolvidas pela Marinha na Amazônia Ocidental por meio do patrulhamento da extensa malha hidroviária; das inúmeras ações de atendimento às populações ribeirinhas, e da sua contribuição à realização das eleições gerais e municipais", afirmou o desembargador João Simões.
Presidida pelo comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, vice-almirante Fuzileiro Naval Jorge Armando Nery Soares, a cerimônia seguiu os protocolos sanitários vigentes no Estado do Amazonas, conforme as orientações do Ministério da Saúde com relação à covid-19.
O vice-almirante Colmenero destacou durante a cerimônia que a sua missão na Amazônia Ocidental foi desafiante: “Ao longo de um pouco mais de um ano e oito meses vivi um período extremamente gratificante, durante o qual tive a oportunidade de comandar o maior Distrito Naval do País”, ressaltou.
Ao assumir o novo posto, o vice-almirante Ralph Dias relembrou que já teve experiências profissionais na Amazônia Ocidental, mais especificamente nos "Navios da Esperança" - que ofertam assistência hospitalar - e que, agora, terá a oportunidade de exercer o cargo de Comandante do 9.º Distrito Naval. “É indisfarçável a satisfação e a felicidade por estar de volta à Região Amazônica pela terceira vez na minha carreira. Tenho muito orgulho em participar dessa história, neste exuberante e importante cenário do Brasil”, afirmou.
Terezinha Torres
Com informações da Ascom do 9.º Comando Naval
Fotos: Chico Batata
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.