Curso de integração foi o primeiro realizado totalmente na modalidade a distância.O primeiro grupo de novos servidores do Tribunal de Justiça do Amazonas, aprovados no concurso de 2019 e nomeados no dia 3 do último mês de agosto, concluiu na última sexta-feira (28) o Curso de Formação Inicial para Servidores. Realizado totalmente na modalidade a distância, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Escola de Aperfeiçoamento do Servidor (Eastjam), o curso contou com a participação de 41 servidores recém-nomeados, oriundos de diversas cidades do País, que agora estão aptos a assumir suas vagas nos cargos de Assistente Judiciário (Nível Médio) e Analista Judiciário (Nível Superior).
A formação ocorreu entre os dias 24 e 28 de agosto, tendo como objetivo geral propiciar a integração dos novos servidores, a fim de ambientá-los às normas institucionais; às ferramentas essenciais de trabalho e às rotinas existentes para o início de suas atividades profissionais no Tribunal.
Segundo a diretora da Eastjam, Wiulla Garcia Alves, “os servidores foram bem participativos, aderiram às atividades propostas, interagiram com os professores e demonstraram boas expectativas para o início das atividades no TJAM”.
O curso foi dividido em dois módulos: Trilha 1, de conhecimentos gerais e obrigatório para todos, com 20 horas de duração; e Trilha 2, de conhecimentos judiciários, obrigatório para servidores lotados na área judicial e opcional para servidores da área administrativa, com carga horária de 10 horas.
Os conteúdos ministrados foram os seguintes: Planejamento Estratégico do Tribunal, Subcomitês, Projetos Institucionais e Selos do CNJ; Conhecendo o Orçamento do Tribunal de Justiça do Amazonas; Legislação de Pessoal, Gestão de Pessoas, Serviço Médico e Serviço Social; Orientações sobre o uso de Sistemas Administrativos (E-mail, CPA, Malote Digital e Intranet); Política de Capacitação. Abordagem sobre Saúde e Qualidade de Vida; Introdução aos Sistemas de Automação do Judiciário (SAJ e Projudi); Introdução à Teoria Geral do Processo e Práticas Processuais no TJAM; e Rotinas Cartorárias (Cíveis, Criminais, de Família, Juizados Especiais e Infância e Juventude). Da equipe de instrutores participaram os servidores: Adriana de Almeida Britto; Bianca Gabriela Cardoso Dias; Bruno Oliveira de Souza; Cristhiano Leite dos Santos; Diogo Mendonça de Sousa; Eduardo Martins de Souza; Janaína Tavares Reis Brito; José Alves Vieira Guedes Júnior; Jussara Ferreira Barroncas de Assunção; Roberta Monique da Silva Santos; Rhedson Francisco Fernandes Esashika e Wiulla Inácia Garcia Alves; e os juízes Anagali Marcon Bertazzo e Edson Rosas Neto.
Entre os participantes, a nova servidora Fabiana Esteves Boaventura, do cargo de Analista Judiciário – Serviço Social – avalia que o curso foi muito bem elaborado e que deu a base para iniciar as atividades profissionais. “Adorei o curso, foi muito bom, deu um panorama para todos nós sobre os principais assuntos do Tribunal; sobre os sistemas; navegação e principais funções dos sistemas; noções sobre regras a respeito de Departamento de Pessoal. Foi um curso excelente, muito bem pensado, em módulos muito bem divididos e com um conteúdo bem abrangente”.
Para o servidor Hugo Vinicius Vaz Braga, Analista Judiciário – Analista de Sistemas –, lotado na Divisão de Tecnologia da Informação e da Comunicação, os cursos foram bem didáticos e os professores utilizaram recursos interessantes para facilitar o aprendizado. “Apesar de ser obrigatório para mim apenas o curso de Conhecimentos Gerais, optei por fazer também o curso de Conhecimentos Jurídicos. Ambos foram de grande proveito, principalmente a Trilha de Conhecimentos Jurídicos, visto que não venho da área do Direito”.
Quanto às expectativas, o novo servidor diz que, após uma longa formação acadêmica, até o doutorado, ingressa no TJAM com bastante vontade de atuar profissionalmente, fora da academia, e de contribuir com o Órgão; inclusive já foi alocado pelo coordenador em um projeto.
Novo curso
De acordo com a programação da Eastjam, o próximo Curso de Formação Inicial de Servidores será realizado de 28 de setembro a 2 de outubro, destinado aos demais candidatos nomeados ou que ainda não tomaram posse, como é o caso dos 68 nomeados pelo Tribunal na última terça-feira (01), cujos atos de nomeação estão disponíveis no Diário da Justiça Eletrônico, da página 1 a 16 do Caderno Administrativo.
Os procedimentos anteriores à posse e ao curso incluem a apresentação de exames ao Setor Médico; envio de documentos à Divisão de Pessoal e entrevista na Divisão de Gestão de Pessoas para lotação, conforme cronograma já divulgado pelo TJAM.
Patrícia Ruon Stachon
Foto: Raphael Alves
Revisão de texto: Joyce Tino
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.