A campanha reforça a necessidade de combate a todas as formas de violência doméstica e familiar contra a mulher
O Edifício Arnoldo Péres, sede do Poder Judiciário do Estado do Amazonas, ganhou iluminação especial desde o último sábado em apoio à campanha “Agosto Lilás”, que faz alusão ao aniversário de promulgação da “Lei Maria da Penha” (comemorado em 7 de agosto) e busca reforçar as ações de conscientização sobre o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.
Para chamar a atenção para o tema, inúmeras instituições públicas, empresas e sedes de entidades da sociedade civil organizada iluminam suas fachadas com a cor da campanha. No Amazonas, o “Agosto Lilás” foi incluído no calendário oficial do Estado em julho de 2019, através da Lei n.º 4.869. A Prefeitura Municipal de Manaus, também no ano passado, sancionou a Lei número 2.469, que institui a campanha. Durante todo o mês de agosto, a sede terá essa iluminação lilás.
A adesão do Tribunal ao “Agosto Lilás” é uma iniciativa do Grupo de Trabalho para a Implementação de Políticas, Diretrizes e Ações relacionadas ao Incentivo e à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário e da Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJAM.
“A iluminação é um ato simbólico por meio do qual nos unimos às demais instituições que estão empenhadas em dar visibilidade a este problema da violência contra a mulher, bem como na busca de soluções que possam fortalecer o enfrentamento desse fenômeno social que ainda é tão marcante em nossos dias, apesar dos avanços representados, por exemplo, pela promulgação da Lei Maria da Penha, em 2006”, afirmou a vice-presidente do TJAM, desembargadora Carla Reis, que também coordena o Grupo de Trabalho e a Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência.
Durante todo este mês, uma série de atividades serão desenvolvidas pelo GT e pela Coordenadoria, com o objetivo promover a conscientização sobre o tema da violência contra a mulher e os muitos desafios que ainda precisam ser superados para o enfrentamento dos casos desse tipo.
Fotos: Chico Batata
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.