Coordenadoria da Infância e da Juventude realiza visitas técnicas a abrigos de acolhimento, incluindo o que oferece atendimento a crianças e adolescentes venezuelanos da etnia Warao

Coordenadora da Coij, desembargadora Joana Meirelles e equipe técnica visitaram os Abrigos de Acolhimento "Tarumã-Açu" e "Saica".


Abrigo1Abrigo5Abrigo4Abrigo3Abrigo2A titular da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Amazonas (Coij/TJAM), desembargadora Joana dos Santos Meirelles, realizou, na última quinta-feira (30), visitas técnicas a dois abrigos de acolhimento da cidade de Manaus, incluindo o Abrigo Tarumã-Açu, que atende famílias venezuelanas da etnia Warao.

Na oportunidade, a desembargadora esteve acompanhada da secretária administrativa e também da assistente social da Coij, respectivamente as profissionais Haline Campos e Jane Nagaoka.

Além da visita técnica ao Abrigo Tarumã-Açu, localizado na zona Oeste da capital, a equipe da Coij visitou, também, as novas instalações do Serviço de Acolhimento Institucional de Crianças e de Adolescentes (Saica), situado no bairro João Paulo (zona Leste de Manaus).

Os dois Abrigos, tanto o Saica, quanto o Tarumã-Açu, são administrados pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e a visita a este último teve a participação da secretária da pasta, Suzy Anne Zózimo Sabino de Araújo; da ex-secretária da Semasc, Conceição Sampaio; da primeira-dama do Município e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko; de representantes do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) e de integrantes da rede de proteção social articulados em ação intersetorial.

O Abrigo Tarumã-Açu acolhe famílias venezuelanas da etnia Warao e de acordo com a desembargadora Joana Meirelles, a visita institucional teve como finalidade conhecer as condições de acolhimento, com especial atenção às crianças e aos adolescentes, considerando o compromisso do TJAM com a garantia da proteção social deste público, de modo a resguardá-los de qualquer situação de risco ou violação de direitos. "Por meio da Coordenadoria, o Tribunal vem se articulando com instituições governamentais e não governamentais no combate ao trabalho infantil de crianças e de adolescentes nas vias públicas de Manaus, com destaque à situação de mendicância com utilização de crianças venezuelanas", afirmou a magistrada.

Com base nas informações da assistente social Ana Maria Lima de Carvalho, gerente do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora do Departamento de Proteção Especial da Semasc, em relatório atualizado no último dia 29, o Abrigo Tarumã-Açu totaliza 134 pessoas acolhidas, o que corresponde a 24 famílias venezuelanas. Deste universo, 29 são crianças de 0 a 5 anos de idade; 29 são crianças na faixa etária de 06 a 11 anos e 19 são adolescentes (de 12 a 18 anos), perfazendo um total de 77 crianças e adolescentes: 57% dos acolhidos pelo abrigo.

Conforme informações da Coij, observou-se durante a visita, que o espaço é amplo, o que possibilita a realização de várias atividades de esporte, lazer e entretenimento para as crianças e adolescentes.

Localizado em área verde, o abrigo possui três redários, banheiros, refeitório, quadra de esporte, salão de reunião (tipo auditório), salas de atividades do Projeto Super Panas (Acnur) e demais salas administrativas, como sala da coordenação, da equipe psicossocial e de escuta qualificada.

Na visita às novas instalações do Abrigo Saica, que atualmente funciona no bairro da Compensa (zona Oeste de Manaus), a Coij observou que a nova estrutura conta com terreno amplo e arborizado, com parquinho infantil, piscina, berçários, dormitórios e demais espaços da administração e equipe técnica. A previsão de transferência para a nova unidade, conforme o gerente do Abrigo, Carlos César Ferreira, deve ocorrer no mês de agosto.

 

 

Afonso Júnior

Fotos: Acervo da Coij

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

banner TJAM

WhatsApp Image 2020 06 10 at 11.27.56

Semana do Judiciário 9 de julho de 2020
Este programa é produzido pela edquipe da Divisão de Divulgação e Imprensa do TJAM.
Semana do Judiciário 9 de julho de 2020

00:09:00
Views: 75
Semana do Judiciário 9 de julho de 2020