É a primeira vez que servidores e gestores inscritos no programa participarão desta fase preparatória na modalide EAD.
A Escola de Aperfeiçoamento do Servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Eastjam) inicia nesta quinta-feira (4), o curso de Habilitação para o Teletrabalho-EAD, com carga horária de 30 horas e ministrado em ambiente virtual, com data de encerramento prevista para o dia 19 de junho de 2020. O curso é destinado a servidores e gestores inscritos no Programa Teletrabalho, conforme Edital de Inscrição, para a turma de março/2020, que seria realizado presencialmente, porém, ficou suspenso por conta da pandemina do covid-19.
De acordo com a psicóloga Wiulla Inácia Garcia Alves, diretora da Escola de Aperfeiçoamento do Servidor, esta é a primeira vez que a Eastjam vai realizar o curso de habilitação para o trabalho a distância, sendo esta a 11.ª turma do curso desde que o programa foi implantado. Segundo ela, por conta da pandemia, houve a necessidade de adaptação, com aprovação das coordenadoras da Comissão de Acompanhamento do Programa, as desembargadoras Nélia Caminha e Carla Reis.
“Lembrando que o Programa de Teletrabalho instituído pela Resolução n.º 04/2017 não funciona da mesma forma que o home office emergencial que todos os servidores estão exercendo nesse momento em que as atividades presenciais estão suspensas no Tribunal de Justiça do Amazonas. O Teletrabalho tem regras específicas e planejamento, inclusive, com definição de metas e produtividade. A turma será realizada pelo ambiente virtual de aprendizagem da Eastjam, com auxílio da ferramenta Google Meet para as videoconferências”, explicou Wiulla.
Objetivo
O objetivo geral do curso é habilitar as unidades judiciais/administrativas e os servidores para participar do Programa de Teletrabalho no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), apresentando suas diretrizes e funcionamento. O objetivo específico é conhecer o conceito teórico-prático de Teletrabalho e sua aplicabilidade no âmbito da Justiça; compreender estratégias de gerenciamento de pessoas e do trabalho, enfatizando a execução desta modalidade de trabalho; conhecer os trâmites administrativos para o ingresso e acompanhamento do teletrabalho; estar apto a utilizar a tecnologia adequada e os aspectos importantes da ergonomia; além de compreender sobre os aspectos positivos e obstáculos do teletrabalho, no que diz respeito à qualidade de vida do trabalhador. Tudo de acordo com a legislação vigente.
Metodologia
O material didático será elaborado por cada tutor, com base no conteúdo já ministrado nas aulas presenciais. As aulas e atividades do curso serão liberadas aos participantes, conforme cronograma descrito na programação, para orientar o tempo dos estudos. Os tutores ficarão disponíveis para tirar dúvidas nos fóruns e reuniões pelo Google Meet, de acordo com as datas pré-definidas. Os inscritos poderão acessar a programação do curso bem como a metodologia e os recursos didáticos dentro da plataforma do curso.
Carlos de Souza
Fotos: Raphael Alves / Arquivo TJAM
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.