Comarca também passou a adotar o registro das audiências em meio audiovisual.
Em menos de dois meses, a Comarca de São Paulo de Olivença (distante 1235 quilômetros da capital) promoveu dois mutirões de atendimento num total de 138 audiências realizadas nas áreas, criminal e cível (incluindo a área de família e infância e juventude). No primeiro mutirão, em junho, foram promovidas 98 audiências, com foco nas conciliações. O segundo, que aconteceu no período de 10 a 14 deste mês, 40 audiências foram realizadas.
A atividade foi coordenada pela juíza substituta de carreira Priscila Maia Barreto. Para a realização das audiências, ela nomeou um advogado que atua na comarca como defensor dativo (pago pelo estado), enquanto que o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE) foi representado pelo promotor de justiça Sérgio Roberto Martins Verçosa.
A juíza Priscila Maia Barreto destaca que pela primeira vez na Comarca as audiências foram realizadas utilizando os recursos audiovisuais para gravação das oitivas. Segundo ela, o recurso proporciona maior fidelidade e também dá celeridade na condução dos processos.
“Fizemos um bom número de audiências como processos nas áreas cível, criminal, família e infância e juventude. Tivemos pela primeira vez a gravação em vídeo das audiências e isso nos dá a condição de realizar um maior número de audiências. Esse trabalho também teve o esforço dos servidores da Comarca de São Paulo de Olivença”, disse a magistrada, que tem como meta a realização de mais um mutirão no mês de agosto.
Comarca já teve casamento coletivo
A Vara Única da Comarca de São Paulo de Olivença também realizou um casamento coletivo com a participação de 120 casais da etnia Tikuna. Moradores de comunidades como Vendaval, São Domingos II, Campo Alegre, Nova Vila, Marco da Redenção e Santa Inês, os casais participaram da cerimônia de casamento na sede do município.
Carlos de Souza
Fotos: Acervo da Comarca
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209