A nova direção da escola pretende desenvolver também uma pesquisa para levantar as necessidades de cursos para magistrados e servidores.
A realização do 14º Curso Preparatório à Carreira da Magistratura, o curso de Vitaliciamento dos novos juízes e a atualização da plataforma tecnológica que permitirá inscrições e outros procedimentos via dispositivo móvel (telefones ou tablets) foram alguns dos assuntos discutidos pelo novo diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), desembargador Flávio Pascarelli, com os servidores da instituição.
O objetivo da reunião, realizada nas dependências da Esmam na última semana, foi traçar o planejamento das ações deste segundo semestre do ano, bem como o calendário acadêmico e os projetos que poderão ser colocados em prática nos próximos cinco meses. “É na academia que o profissional pode se aperfeiçoar nos preceitos e fundamentos do Direito. E temos a intenção de oferecer oportunidades para que esse aperfeiçoamento possa ocorrer”, afirmou o novo diretor da Esmam, desembargador Flávio Pascarelli. Além dos servidores, também estava presente na reunião o novo coordenador de Curso de Ingresso e de Formação Inicial e Continuada da escola, juiz de Direito Flávio Albuquerque.
Em relação ao curso preparatório, a previsão para o lançamento do edital é na segunda quinzena de agosto e deverão ser oferecidas 60 vagas. O candidato deve ser bacharel em Direito.
Já o Curso de Vitaliciamento é destinado exclusivamente aos juízes do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) que tomaram posse no cargo entre setembro de 2017 e final de janeiro deste ano. De acordo com o juiz Flávio Albuquerque, após a posse, os novos juízes precisam obter a vitaliciedade, que corresponde ao estágio probatório do magistrado e dura dois anos. “Ao longo de dois anos, os novos juízes deverão participar de curso regulares, credenciados pela Enfam (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados), com uma carga horária específica, que faz parte do processo de vitaliciamento”, explicou o juiz Flávio Albuquerque. Os cursos poderão ser feitos de forma presencial ou via EaD.
Outra novidade que vem por aí é a atualização da plataforma tecnológica utilizada pela Esmam, com previsão de implantação ainda neste mês de julho. Essa nova versão vai permitir o acesso dos alunos a várias atividades acadêmicas por meio do celular ou tablet, inclusive a inscrição em cursos, palestras, workshops, seminários, congressos, dentre outros eventos oferecidos pela escola.
Também será implantado um sistema acadêmico, dentro do ambiente virtual da Esmam, para os registros escolares como, por exemplo, emissão de certificado, frequência e solicitação de documentos. Ainda não há data confirmada para o lançamento do sistema, mas a intenção, de acordo com o novo diretor, que implantá-lo ainda neste segundo semestre.
Pesquisa
Na reunião com os servidores da Esmam, o desembargador Flávio Pascarelli disse que pretende desenvolver uma pesquisa junto aos magistrados e servidores com a finalidade de levantar as possíveis necessidades relacionadas a cursos de capacitação. A partir dos resultados, a escola irá trabalhar no ano que vem com atividades específicas, contemplando essas demandas.
Texto e fotos: Acyane do Valle - Esmam
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209