O desembargador Yedo Simões desejou êxito ao procurador João Barroso e destacou a importância do MPC também como órgão orientador dos Municípios, Estados e dos administradores que gerem o erário.
O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Yedo Simões, prestigiou na manhã desta segunda-feira (16) a solenidade de posse do procurador João Barroso de Souza, no cargo de procurador-geral do Ministério Público de Contas do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), para o biênio 2018-2020.
O desembargador Yedo Simões enalteceu o avanço do Ministério Público de Contas no Brasil, ao enfatizar que “ele é, hoje, o órgão orientador dos municípios, estados e dos administradores que gerem o erário”. Ao desejar êxito à gestão do novo procurador-geral, o presidente do TJAM ressaltou que Barroso “é um homem que veio do interior e que conhece nossas dificuldades, e, com certeza, aplicará bem os ensinamentos para os gestores dos municípios amazonenses”.
João Barroso de Souza substitui o procurador Carlos Alberto de Souza Almeida, que esteve no comando do MPC até a última sexta-feira (13). Ao assumir o cargo, o novo procurador-geral destacou o momento de crise que o país enfrenta e falou de sua determinação em implementar uma administração austera, que possa agregar, assim como “defender o povo amazonense fiscalizando o bom emprego do recurso público. Um Ministério Público de Contas forte e autêntico que atenda os anseios da população”.
O procurador Carlos Alberto, que deixa o cargo, falou da sensação de dever cumprido e destacou ações do período em que esteve à frente do MPC. “A distribuição automática de processos é um dos pontos que me dá orgulho de ter deixado. E a projeção da identidade do MPC junto à população do Amazonas. Nós atuamos em qualquer certame. Hoje desde a pessoa que postula um cargo de merendeira até aquela que postula um cargo de magistrado, sabe que existe uma instituição que vela pela integridade daquele concurso”.
Também presente no evento, o governador Amazonino Mendes, salientou que a presença na solenidade era uma sinalização de respeito as instituições. “Eu penso que nosso país está precisando se conscientizar no que pertine à respeitabilidade institucional, e é esse meu gesto aqui”.
Perfil
Formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), pós-graduado em Direito Tributário pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), João Barroso de Souza é procurador do Ministério Público de Contas desde 1º de novembro de 2006.
Elisângela Araújo
Fotos: Raphael Alves
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209