Desembargador Yedo Simões prestigia abertura da Fespim2019 em solenidade com a presença do presidente Jair Bolsonaro

49133267058 967fd649b2 k49133275988 e186979d32 kPresRepublica
Yedo Simões aproveitou para destacar parcerias com empresas do Polo Industrial e a Suframa


O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Yedo Simões de Oliveira, participou nesta quarta-feira (27) da abertura oficial da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (Fespim2019), solenidade que contou com a presença do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro e de outras autoridades como o governador do Amazonas, Wilson Lima e o prefeito de Manaus, Arthur Neto.

O evento reúne empresários e autoridades de toda a Região Norte com o objetivo de mostrar o desenvolvimento promovido pelo Polo Industrial de Manaus. O desembargador Yedo Simões aproveitou a oportunidade para destacar as parcerias do Judiciário Estadual com empresas importantes do polo, como a Samsung, e com a própria Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), para o uso de verbas de pesquisa e desenvolvimento objetivando dotar o o Tribunal de novas tecnologias, com o reconhecimento fácial, e integrá-las a todo o sistema de segurança do Estado.

“É importante o presidente da República estar no Amazonas para ver o nosso potencial. Neste momento estamos fechando parceria com a empresa Samsung e com a Suframa para o uso de verba de pesquisa e desenvolvimento visando dotar o Judiciário com a identificação fácil e, no futuro, integrá-lo com todo o sistema de segurança estadual. Esse convênio vai melhorar não somente o sistema interno de segurança do Tribunal de Justiça, mas todo o sistema de segurança do Estado”, completou o desembargador.

O presidente Jair Bolsonaro destacou, durante discurso na tribuna do Studio 5 Centro de Convenções, a importância da Região e das empresas aqui instaladas e fez questão de frisar que está trabalhando com sua equipe para viabilizar, o mais breve possível, a recuperação da BR-319 (que liga Manaus a Porto Velho, em Rondônia), visando a dar mais condições de infraestrutura para o Amazonas. "Nós estamos fazendo mais com menos e é primordial tirarmos o Amazonas do isolamento. Por isso, contamos com a ajuda de todos vocês, autoridades e iniciativa privada", afirmou Bolsonaro.

Feira de Sustentabilidade

A primeira Feira de Sustentabilidade acontece até sexta-feira (29) e tem como principal objetivo demonstrar a sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus. O evento conta com cerca de 130 estandes e uma programação composta por exposições, palestras e convidados do Brasil e do exterior, que vão discutir a preservação do meio ambiente aliada à produção de alta tecnologia.

O Polo Industrial da Zona Franca de Manaus tem cerca de 600 indústrias de alta tecnologia e gera mais de 500 mil empregos, entre diretos e indiretos, principalmente nos setores eletroeletrônico, duas rodas e químico.

A Zona Franca de Manaus foi criada por meio de decreto presidencial em 1967 e é dividida em três polos: comercial, industrial e agropecuário. A área conta com incentivos para a produção, com reduções e isenções de impostos estaduais e federais, como o Imposto de Importação, Imposto sobre Produtos Industrializados, Imposto de Renda Pessoa Jurídica, PIS/PASEP e Cofins, além do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Em entrevista à imprensa, o presidente Jair Bolsonaro disse que a Zona Franca está passando por um desenvolvimento excepcional.

“Ela (Zona Franca de Manaus) está prosperando e muito. O novo superintendente, o Alfredo Menezes, que é um coronel do Exército, por coincidência, está fazendo um trabalho excepcional, está resgatando empregos. Vem gente do mundo todo, do mundo todo não, basicamente da área asiática ali, estarão presentes hoje pra conversar conosco e isso é um sinal de prestígio do Brasil, isso que é o mais importante no meu entender”, disse o presidente.

 

Fábio Melo
Fotos: Chico Batata e Raphael Alves

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.