Desembargador Yedo Simões tem fotografia inserida na galeria de presidentes do Tribunal Regional Eleitoral

O atual presidente do TJAM presidiu a Corte Eleitoral amazonense no biênio 2016/2018.


Foto YEDOO presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Yedo Simões de Oliveira, foi homenageado nesta terça-feira (19) com a aposição da sua fotografia na galeria de presidentes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM). Yedo Simões presidiu a Corte Eleitoral amazonense no biênio 2016/2018 e a galeria contém fotografias dos presidentes desde o ano de 1945.

 

A cerimônia de aposição da fotografia, realizada no 3.º andar do edifício-sede do TRE-AM, no Aleixo, contou com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), desembargador João de Jesus Abdala Simões; dos desembargadores Jorge Manoel Lopes Lins, Flávio Humberto Pascarelli Lopes (que também já presidiu o TRE-AM), Délcio Santos e Elci Simões de Oliveira (ouvidor-geral do TJAM); da juíza convocada para atuar como desembargadora Onilza Gerth;  da desembargadora eleitoral do TRE-AM, Mirza Telma de Oliveira Cunha; de juízes do TJAM e de membros da Corte Eleitoral; do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), Marco Aurélio de Lima Choy; de procuradores eleitorais e de servidores.

Foto YEDO5O presidente do TRE-AM, desembargador João de Jesus Abdala Simões, destacou que a homenagem para o atual presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas vem justamente no ano em que ele completa 40 anos de magistratura. Segundo João Simões, a passagem do desembargador Yedo pela presidência do TRE-AM deixou um legado que será lembrado por todos.

Foto YEDO3Foto YEDO2“É uma satisfação poder homenagear uma pessoa de tamanha competência. Quarenta anos de magistratura e com uma enorme folha de serviços prestados à Justiça Eleitoral do Amazonas. Todos do TRE-AM estão felizes em poder homenagear um ex-presidente como Yedo Simões de Oliveira. O nome dele vai ficar para sempre nos anais desta Corte”, destacou o desembargador João Simões.

Foto YEDO4Yedo Simões de Oliveira disse que é uma honra fazer parte da galeria de presidentes do TRE-AM. Segundo ele, muitos que estão com fotografias apostas na galeria foram seus professores, tendo ele a oportunidade de conhecê-los pessoalmente.

Foto YEDO6“Essa homenagem vou levar para sempre no meu coração, com muita alegria e satisfação. Muitos desta galeria eu conheci no exercício da profissão, porque tenho 40 anos de magistratura”, disse o presidente Yedo, que assumiu a presidência do TRE-AM, no lugar deixado pela desembargadora Socorro Guedes.

Trajetória

O desembargador Yedo Simões de Oliveira formou-se em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e é pós-graduado em Gestão de Tribunais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ingressou na magistratura no ano de 1979 e em sua trajetória profissional foi juiz de Direito das Comarcas de Barcelos, Itacoatiara, Autazes, Maués. Na Comarca de Manaus foi titular da 3.ª, da 7.ª, da 8.ª e da 9.ª Vara Cível; da 6.ª Vara Criminal; do 1.º Tribunal do Júri; da 1.ª Vara da Fazenda Pública do Estado do Amazonas; da Vara de Execuções Criminais e do 2.º Juizado Especial Cível.

Atuou, também, como juiz eleitoral dos municípios de Barcelos, Itacoatiara, Autazes e na Capital (1.ª, 2.ª e 37.ª zonas eleitorais); presidiu e coordenou o pleito Municipal de 1992 e, como corregedor eleitoral designado, participou dos trabalhos de apuração do primeiro pleito geral de Roraima como Estado.

Foi promovido, pelo critério de merecimento, ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas no ano de 2005. Em sua trajetória como membro da Corte presidiu a 2.ª Câmara Cível; foi coordenador da Divisão de Tecnologia; corregedor-geral de Justiça; membro da Comissão Executiva do Colégio de Corregedores Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil e membro do Conselho de Magistratura do TJAM. Em 27 de março de 2018 foi aclamado presidente do TJAM (biênio 2018-2020), cujo mandado iniciou no dia 4 de julho de 2018.

 

Carlos de Souza
Fotos: Raphael Alves
Revisão de texto: Joyce Tino

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.