O general de divisão Decílio de Medeiros Sales fez uma visita de cortesia ao desembargador Yedo Simões, nesta quarta.
O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Yedo Simões, recebeu na manhã de quarta-feira (21) a visita de cortesia do general de divisão Decílio de Medeiros Sales, que assumirá, a partir de setembro, a função de vice-chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército.
No encontro, que aconteceu na sede do Poder Judiciário, no bairro Aleixo, o general informou ao presidente do TJAM que uma de suas principais metas é implantar o "Programa Amazônia Conectada" em todo o Amazonas e falou da importância do apoio institucional do Tribunal nas ações planejadas com este objetivo.
O programa, iniciado em 2015, tem como base a utilização de tecnologia de instalação subfluvial, capaz de viabilizar a implantação de cabos ópticos na Bacia Amazônica, trazendo comunicação de alta qualidade a toda a região Norte. Em 2016, o Tribunal firmou um convênio com o Exército brasileiro, para permitir que unidades judiciárias do interior do Estado pudessem se beneficiar da rede de fibra ótica subfluvial em implantação por meio do programa.
No encontro desta quarta-feira, o desembargador Yedo Simões reiterou o apoio da Corte Estadual à expansão do "Amazônia Conectada" que, na sua visão, é um projeto grandioso que permitirá resgatar o interior do Estado do isolamento secular, propiciando, por exemplo, a expansão da telemedicina; da tele-educação; além de ser estratégico para a segurança das áreas de fronteira da região.
O general de divisão Decílio Sales coordenou a implantação do "Amazônia Conectada", ocasião em que chefiava o Centro Integrado de Telemática do Exército. Ele contou com o apoio do Judiciário amazonense, tanto da parte do Tribunal de Justiça do Amazonas, então sob a presidência do desembargador Flávio Pascarelli, quanto da parte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), que tinha como presidente, à época, o desembargador Yedo Simões, hoje no comando do TJAM.
"Esta é, portanto, uma parceria iniciada há alguns anos e que se renova neste momento de retomada do 'Amazônia Conectada'. Eu, em particular, que sou um entusiasta das inovações tecnológicas, não tenho poupado esforços para viabilizar que as modernas soluções de tecnologia sejam colocadas a serviço da melhoria da prestação jurisdicional e esse grandioso projeto do Exército brasileiro vem ao encontro desses nossos esforços. É muito importante para as nossas comarcas do interior que possamos aumentar os nossos links, o que nos permitirá levar adiante muitas ações já planejadas para o nosso interior", afirmou o desembargador-presidente Yedo Simões.
O secretário-geral de Administração do TJAM, Messias Andrade, que também participou do encontro com o general Decílio, informou que dentro de um mês, uma nova reunião deverá acontecer entre o general, o presidente do TJAM e suas respectivas equipes técnicas, para analisar o cronograma de andamento do projeto, a possibilidade de alocação de recursos e a busca por parcerias. "Como o presidente Yedo frisou, temos todo interesse em continuar a parceria com o Exército visando à expansão desse programa que poderá nos auxiliar muito na modernização de nossas comarcas do interior", destacou Messias.
Terezinha Torres
Fotos: Lucas Queiroz
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.