Desembargador Yedo Simões é agraciado com Medalha de Honra ao Mérito pela Escola Judicial do TRT11

A homenagem ocorreu em evento que antecedeu a conferência do jurista alemão Robert Alexy, realizada na manhã desta sexta-feira, no Clube do Trabalhador/Sesi.


Alexy e Medalha5O presidente do Tribunal Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Yedo Simões de Oliveira, participou na manhã desta sexta-feira (9), da conferência internacional com o jurista alemão Robert Alexy, um dos mais influentes filósofos do Direito alemão e mundial da atualidade. O evento foi realizado no salão de festas do Clube do Trabalhador/Sesi, no bairro São José 1, zona Leste da capital, e foi promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 11.ª Região – Amazonas e Roraima (TRT11) – , por meio da Escola Judicial da Justiça do Trabalho da 11.ª Região (Ejud11), em parceria com várias instituições, incluindo a Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), vinculada ao TJAM.

Alexy e Medalha2Durante o evento, houve o lançamento do prêmio "Mulheres Formadoras e Informadoras da Justiça do Trabalho" e a entrega da Medalha de Honra ao Mérito da Ejud11, que teve entre os agraciados o desembargador Yedo Simões, pelos relevantes serviços à frente da Corte Estadual.

Alexy e Medalha“Muito me honra receber uma homenagem do Tribunal Regional do Trabalho da 11.ª Região, através da sua Escola Judicial. Espero continuar sempre afinado com os interesses das nossas instituições, que buscam prestar um bom serviço à sociedade”, disse o presidente Yedo. Ele também destacou a relevância da conferência feita pelo jurista Robert Alexy, "que abordou, entre tantos temas, o 'Direito Social', que está em evidência no mundo e que precisa ser muito bem observado no âmbito do serviço público, servindo para evoluirmos como sociedade organizada”.

Alexy e Medalha3Honoris Causa

Durante o evento, o jurista Robert Alexy foi homenageado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) com o título de Doutor Honoris Causa. Robert Alexy é professor titular de Direito Público e Filosofia do Direito, da Universidade Christian-Albrecht de Kiel / Alemanha. Possui formação em Direito e Filosofia pela Universidade Georg-August, de Göttingen. Seu PhD, defendido em 1976, rendeu o livro “Teoria da Argumentação Jurídica”, publicado em 1978, e difundido mundialmente. Em 1984, produziu outro trabalho de relevância internacional, “Teoria dos Direitos Fundamentais”, um clássico da Teoria do Direito.

Após a homenagem, ele abordou o tema “Teoria dos Princípios Fundamentais, proporcionalidade e Direitos Alexy e Medalha4Sociais”.

 

 

Fábio Melo
Fotos: Raphael Alves
Revisão de texto: Joyce Tino

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.