Comarca de Codajás atinge principais metas do Conselho Nacional de Justiça

46029386445 7ab912cd52 kVara Única da Comarca de Codajás atingiu em mais de 100% as Metas 1, 2, 4, 6 e 8 estabelecidas pelo CNJ.


A Comarca de Codajás (município distante 240 quilômetros de Manaus) atingiu mais de 100% de cinco metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A informação foi divulgada pelo titular da Vara Única da Comarca, juiz Geildson de Souza Lima, e tem como base o Painel de Metas do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) que pode ser acessado no endereço eletrônico: metas.tjam.jus.br.

Definidas e estipuladas anualmente pelo CNJ, as Metas Nacionais para o Poder Judiciário Brasileiro estimulam os tribunais e suas respectivas unidades judiciárias a buscar a excelência na prestação jurisdicional.

Conforme recentes dados estatísticos, a comarca atingiu 270,95% da Meta 1; 102,81% da Meta 2; 142,86% da Meta 4; 117,65% e 111,11% da Meta 8.

No rol de metas já alcançadas pela Comarca de Codajás, a Meta 1 estimula os tribunais e suas unidades judiciárias a julgarem mais processos que os distribuídos; a Meta 2, a julgar processos mais antigos; a Meta 4 a priorizar o julgamento dos processos relativos à corrupção, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais; a Meta 6, a preferir os julgamentos de ações coletivas e, por fim, a Meta 8 a optar pelos julgamentos dos processos relacionados ao feminicídio e à violência doméstica e familiar contra as mulheres.

Na titularidade da comarca desde o início de 2019, o juiz Geildson de Souza Lima, atribui os índices obtidos a um conjunto de fatores. “Destacando o empenho e comprometimento de nossos servidores às ações jurídico-administrativas planejadas pela nossa comarca para dar fluxo à tramitação processual e, também, às iniciativas executadas pela atual presidência do TJAM para aperfeiçoar o atendimento jurisdicional prestado em favor da população”, apontou o magistrado.

Para aperfeiçoar o atendimento destinado aos jurisdicionados, o Tribunal de Justiça teve a colaboração da Prefeitura Municipal de Codajás para assegurar a reforma completa do Fórum da comarca, que foi reinaugurado pelo presidente da Corte, desembargador Yedo Simões, em janeiro deste ano.

A reforma incluiu serviços de substituição do telhado do imóvel; troca do forro; pintura total do prédio; revisão da parte elétrica; gradeamento de portas e janelas; substituição de portas e do piso; reforma do sistema hidráulico; redimensionamento dos espaços internos; reforma de banheiros; estruturação da copa e instalação de divisórias. Com as intervenções, o Fórum de Codajás passou a contar com uma sala para audiências; recepção; secretaria; gabinete para juiz; duas salas para servidores (para execução de atividades administrativas e jurídicas); sala para oficial de justiça central de processamento de dados (CPD); banheiro; cozinha/copa e sala de arquivo.

 

Afonso Júnior
Foto: Raphael Alves
Revisão: Joyce Tino

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.