O prédio é a maior unidade física do MPE/AM no interior do Estado e abrigará, inicialmente, três Promotorias.
A juíza Juliana Arrais Mousinho, titular da 1.ª Vara da Comarca de Parintins, representou o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Yêdo Simões, na inauguração da sede própria do Ministério Público do Amazonas (MPE/AM), nesta segunda-feira (22/7), no Município de Parintins (distante 325 Km de Manaus). Localizado na Estrada Macurany, no bairro João Novo, o prédio é a maior unidade física do MPE/AM no interior do Estado, e abrigará, inicialmente, três Promotorias que atuam naquela Comarca de Parintins, já estando projetado para receber uma quarta Promotoria que deve ser criada, até o fim deste ano, segundo anúncio da procuradora-geral de Justiça (PGJ), Leda Mara Nascimento Albuquerque, durante a solenidade.
"Quando projetamos esta obra, já pensamos na possibilidade de trabalharmos com quatro promotorias. A ideia é trabalharmos com a promotoria extrajudicial, que vai cuidar exclusivamente dessas demandas, que são essenciais à atuação do Ministério Público. O MP é uma instituição que está presente em todas as Comarcas do Estado do Amazonas. o projeto Sedes Próprias, quando foi criado, previa a instalação de apenas uma promotoria, em comarcas menores, e no máximo três promotorias, em Comarcas maiores. No caso de Parintins, nós ousamos, e planejamos uma sede que comporta a instalação de uma quarta promotoria, o que pra nós é uma satisfação", disse a PGJ Leda Mara Nascimento Albuquerque.
A obra faz parte do Projeto Sedes Próprias do MPE/AM, iniciado no primeiro semestre de 2017 com o objetivo de dotar as Promotorias do interior de mais estrutura. "A obra segue um padrão que estamos seguindo com o objetivo de deixar a estrutura mais moderna e funcional possível", informa o Chefe da Divisão de Engenharia, Arquitetura e Cálculos do MPE/AM, Paulo Lopes. Segundo o engenheiro, o prédio tem sistema de reaproveitamento de água, iluminação em LED, acessibilidade para cadeirantes e portadores de deficiência, câmeras de segurança e terá 40% da energia vindos de células da luz solar. O terreno tem 1500 metros quadrados e foi doado pela Prefeitura de Parintins.
O prédio foi batizado com o nome do Promotor de Justiça "Nasser Abrahim Nasser Netto". O auditório leva o nome do Promotor de Justiça 'João Lúcio de Almeida Ferreira'. Os dois membros do Ministério Público atuaram na Comarca de Parintins e já são falecidos. Familiares dos homenageados participaram da solenidade.
Já nesta semana, todo o atendimento à população será feito no novo prédio. As três promotorias já estarão instaladas e funcionando com suas divisões de atuação. A 1.ª Promotoria, tem como titular a promotora de Justiça Eliana Leite Guedes; a 2.ª Promotoria, tem como titular a promotora de Justiça Lilian Nara Pinheiro de Almeida e a 3.ª Promotoria, tem como titular a Promotora de Justiça Marina Campos.
Com informações e fotos: Ascom MPE/AM
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6831
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.