Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo vai realizar evento em parceria com a Seap para mostrar ao empresariado as iniciativas e projetos voltados à geração de renda nas unidades prisionais. Evento é desdobramento de visita técnica realizada em 8 de abril deste ano.
O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF), do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), vai realizar na próxima semana, em parceria com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), o evento “Empresas que Transformam: Trabalho, Dignidade e Inclusão Social no Sistema Prisional”. A atividade acontecerá na quinta-feira (14/5), a partir de 9h, no auditório do Centro Administrativo Des. José de Jesus F. Lopes (anexo à sede do Poder Judiciário do Amazonas).
O evento é aberto ao público e tem como foco principal mostrar ao empresariado local as iniciativas que vêm sendo desenvolvidas e projetos voltados à geração de emprego e renda para pessoas privadas de liberdade nas unidades prisionais de Manaus, conectando empresas a um propósito maior: transformar vidas e construir uma sociedade mais justa.
O encontro é um desdobramento da visita técnica interinstitucional feita pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo no Centro de Detenção Provisória de Manaus (CDPM 1) e no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) no dia 8 do último mês de abril, ambos localizados no quilômetro 8, da BR-174, com a finalidade de conhecer os projetos de trabalho em andamento nas duas unidades prisionais e fortalecer o diálogo interinstitucional em torno da pauta do trabalho no sistema prisional.
Participaram da visita institucional a juíza colaboradora do GMF/TJAM, Patrícia Macedo; o juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 11.ª Região (TRT11), Mauro Augusto Ponce de Leão Braga; a assessora técnica do Programa Fazendo Justiça (CNJ/PNUD), Luanna Marley de Oliveira; o servidor colaborador do GMF/TJAM, Paulo Márcio Silva de Castro; o procurador do Trabalho, Rafael Feres de Souza Hanna; o empresário Haroldo Malízia Júnior, representante da empresa Humanize Outsourcing; pelo Senai, a interlocutora do “Programa Senai Ações inclusivas”, psicóloga Katia Cilene de Oliveira Silva; e a assistente social Patrícia Lúcia da Silva Barbosa.
Durante a visita às unidades prisionais foram verificadas as instalações de trabalho e entrevistadas as pessoas privadas de liberdade acerca das condições de trabalho. Os integrantes do GMF/TJAM e dos órgãos fizeram avaliações acerca da dignidade e levantaram informações numéricas acerca dos postos de trabalho e modalidades de contratos, entre outras.
#PraTodosVerem - a fotografia principal que ilustra a matéria mostra a juíza Patrícia Macedo (usando um conjunto de calça e colete preto) e os demais integrantes da comitiva que visitou as unidades prisionais em abril para conhecer os projetos de trabalho em andamento. Eles conversam com técnicos da Seap e estão em um dos ambientes visitados (a cozinha do presídio), onde estão vários detentos, que usam o uniforme composto por calça e blusa na cor amarela. Todas as pessoas no âmbiente usam uma touca branca
Edição: Paulo André Nunes
Fotos: Acervo do GMF/TJAM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fone: (92) 99316-0660 | 2129-6771











