O projeto arquitetônico do novo fórum traz a temática indígena destacada na fachada do prédio. A obra tem previsão para ser entregue em novembro deste ano.
A fase de fundação da obra do novo Fórum de Justiça da Comarca de São Gabriel da Cachoeira, município a 858 quilômetros de Manaus, no Alto Rio Negro, já foi totalmente concluída, conforme a Secretaria de Infraestrutura do Tribunal de Justiça do Amazonas. A pedra fundamental do novo fórum foi lançada em outubro do ano passado pelo presidente da Corte, Jomar Fernandes, e com a presença do corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques.
O projeto, de autoria do secretário de Infraestrutura do Tribunal, arquiteto e urbanista Rommel Pinheiro Akel, apresenta um novo conceito arquitetônico, marcado pela temática indígena na fachada do prédio, em referência aos povos originários que vivem no município, que abriga 23 etnias, representando uma das maiores concentrações de povos indígenas do País.
A obra integra o programa de reestruturação física das unidades judiciais do interior e da capital, uma das diretrizes da atual gestão do TJAM, que tem buscado reformar e construir novos fóruns nas comarcas com o objetivo de melhorar a infraestrutura para magistrados, servidores e para o cidadão que busca atendimento no Judiciário.
Durante a inspeção, realizada no último dia 11, a equipe constatou que a fundação já foi totalmente concluída, após a demolição da estrutura que havia no local e a retirada de entulhos. Segundo o secretário Rommel Akel, a próxima etapa consistirá na elevação das vigas e pilares. Apesar das chuvas intensas na região, os serviços seguem dentro do cronograma previsto, com materiais já disponíveis no canteiro para o início da etapa estrutural, ainda conforme Akel.
“O fator climático, com as chuvas intensas, tem sido um desafio, contudo, o material necessário para a etapa estrutural do prédio já se encontra no canteiro de obras. O planejamento segue mantido, com previsão de entrega até o mês de novembro deste ano”, comentou o secretário, acrescentando que o relatório técnico dessa inspeção já foi encaminhado ao presidente do Tribunal, desembargador Jomar Fernandes.
Além de Akel, a equipe técnica foi formada pelo servidor Antônio Sobrinho Sousa; e pelos membros da Comissão de Acompanhamento de Obras e Estruturas Administrativas (CAOEU), Arthur Sant’Anna Ferreira Macedo, Maximiano dos Santos Rodrigues e Paulo Guilherme Amorim Teles.
Acyane do Valle
Fotos: Acervo da Sec.Infraestrutura/TJAM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (92) 99316-0660 | 2129-6771








